Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

05/08/2022-15h10

Pós em Enfermagem da Udesc Oeste faz curso sobre infecções urinárias para profissionais

 

Curso sobre prevenção e manejo das infecções é produto do Mestrado em Enfermagem: Arte: Div.
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de  de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESP/SC), está ministrando o curso "Prevenção e manejo das infecções do trato urinário", voltado aos profissionais de saúde da atenção básica da Região Macro Grande Oeste.

Com atividades de 4 a 30 de agosto e duração total de 20 horas, a formação é realizada na modalidade a distância, de forma assíncrona, e terá certificação emitida pela ESP/SC.

O curso é um dos produtos da pesquisa da acadêmica Rafaela Bedin no Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, desenvolvida com orientação do professor Arnildo Korb e coorientação da professora Denise Zocche.

Controle de infecções urinárias

Conforme os pesquisadores, a iniciativa complementa diversas ações que já vem sendo realizadas na pesquisa e na extensão da Udesc Oeste em relação ao controle das infecções urinárias, sendo o foco delas em Chapecó.

"Essas infecções representam grandes riscos para gestantes e fetos, podendo causar sepse na gestante, levar à morte, parto prematuro e aborto", destacam os pesquisadores.

"Por acometer mais a população feminina, muitas mulheres com o problema podem sofrer com complicações renais, como as pielonefrites e os cálculos renais", complementam.

O curso tem dois objetivos principais:

  • abordar a temática de Infecção do Trato Urinário na Atenção Primária a Saúde quanto a prevenção e manejo de maneira multiprofissional;
  • abordar exames e condições que podem influenciar no diagnóstico e tratamento das infecções urinárias.

Adesão

Segundo os organizadores, 356 profissionais se inscreveram no curso, o que representa quase a totalidade das 242 unidades básicas de saúde existentes na Região Macro Grande Oeste.

"Essa participação expressiva deve-se pelo intenso trabalho de divulgação e que contou com o apoio dos coordenadores regionais de saúde de Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê", afirma a equipe.

Para os pesquisadores envolvidos, a expectativa é que o curso "promova a compreensão, nos profissionais de saúde, sobre a complexidade existente no desenvolvimento da infecção e nos processos de intervenções necessários, que vão desde as orientações sobre coleta correta de urina, análises laboratoriais, prescrições e uso adequado de antibióticos, à prevenção com práticas de higiene e saúde, como beber água em quantidade superior a dois litros diários e urinar com frequência".

Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Udesc Oeste no site.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Curso sobre prevenção e manejo das infecções é produto do Mestrado em Enfermagem
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC