Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

03/03/2020-18h55

Primeiro espaço inovador de ensino da Udesc é aberto na Biblioteca Universitária

Espine BU tem locais de coworking, espaço maker e sala dinâmica - Fotos: Suyanne Mendes/Secom Udesc
A comunidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já tem seu primeiro Espaço Inovador de Ensino (Espine), instalado na Biblioteca Universitária (BU), na sede do Campus I, que fica no Bairro Itacorubi, em Florianópolis. A inauguração foi nesta terça-feira, 3.

O Espine BU funcionará nos mesmo horários da biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. São oferecidos três ambientes: coworking, espaço maker e sala dinâmica.

O coworking pode ser usado por alunos, servidores e públicos externos como local de trabalho compartilhado, em grupo ou individualmente, e conta com materiais como mesas rebatíveis, puffs e tela multiuso. Já a sala dinâmica é própria para sediar a realização de capacitações e aulas.

O espaço maker foi especialmente desenhado para a experimentação e a prototipagem de ideias, sendo equipado com impressora 3D, ferramentas, bancada de trabalho, guilhotina de papel e materiais de escritórios.

Com esses ambientes, o Espine visa promover a interdisciplinaridade, a criatividade e a conexão entre pessoas. "Hoje se fala muito em inovação, e a universidade tem que acompanhar essa transformação. É preciso criar uma onda de inovação nas instituições, é isso que a sociedade espera", afirmou o reitor, Marcus Tomasi.

"A Biblioteca Universitária da Udesc teve uma mudança de postura frente aos usuários. Virou um ponto de encontro para geração de conhecimento. E o Espine BU contribui com esse novo olhar inovador", destacou a coordenadora da BU, Luiza da Silva Kleinubing.

As bibliotecas setoriais da Udesc também receberam um conjunto de itens, formado por tapete de grama sintética, puffs e almofadas, para a criação dos seus próprios espaços criativos.

Espine de Lages quase pronto

Criado em 2018 pela Pro-Reitoria de Ensino (Proen), o projeto Espine Udesc já selecionou propostas nos 12 centros de ensino da universidade, além de contemplar a Biblioteca Universitária. O próximo espaço será inaugurado pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, em 18 de março.

Segundo a pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, "é um privilégio termos um espaço de inovação desse nível, compartilhado e aberto à comunidade".

Dessa forma, a Udesc incentiva a inovação nos cursos de graduação e promove a interatividade no ensino-aprendizagem, criando ambientes que estimulem a reflexão e a adoção de metodologias dinâmicas, plurais, capacitadoras e interdisciplinares.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página da BU e com a Proen

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 122
  • Imagem 123
  • Imagem 124
  • Imagem 125
  • Imagem 126
  • Imagem 127
  • Imagem 128
  • Imagem 129
  • Imagem 130
  • Imagem 131
  • Imagem 132
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC