Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

08/06/2021-14h46

Professor da Udesc é coautor de artigo sobre biodiversidade publicado pelo grupo Nature

Artigo global sobre minhocas conta com mais de cem autores, dentre eles reitor Dilmar Baretta - Foto: Div.
Uma das publicações científicas mais conceituadas do mundo, a revista Scientific Data, do Grupo Nature, publicou um artigo de autoria de mais de cem pesquisadores, dentre eles o professor e atual reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Dilmar Baretta. O estudo reúne, de forma inédita, dados globais sobre a diversidade de minhocas e sua relação com as propriedades do solo.

Acesse o artigo "Dados globais sobre abundância de minhoca, biomassa, diversidade e correspondentes propriedades ambientais", publicado em maio de 2021.

Conforme relatam os pesquisadores no estudo, "as minhocas desempenham uma variedade de funções benéficas e serviços essenciais ao ecossistema, mas pouco se sabe sobre sua diversidade e distribuição em grandes escalas espaciais".

Dados globais

O trabalho relatado no artigo confrontou dados sobre a diversidade de minhocas, obtidos da literatura primária ou fornecidos por autores, com informações sobre os locais das amostras, incluindo coordenadas, cobertura do habitat e propriedades do solo.

O conjunto global de dados apurados reúne 10.840 locais e 184 espécies de minhocas de 60 países e todos os continentes, com exceção da Antártica. Os dados foram obtidos a partir de 182 artigos publicados entre 1973 e 2017 e de 17 conjuntos não publicados.

Pesquisas em SC

Dentre os dados abordados na pesquisa, estão resultados de trabalhos realizados nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste de Santa Catarina, em projetos coordenados pelo professor Baretta, que é vinculado aos cursos de graduação e pós-graduação em Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó, e de pós-graduação em Ciência do Solo do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages.

Os projetos tiveram financiamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Questões urgentes

"Consolidar dados em um único banco de dados global ajudará pesquisadores a investigarem e responderem a uma ampla variedade de questões urgentes, por exemplo, avaliar conjuntamente as distribuições da diversidade de organismos acima e abaixo do solo, sendo um indicativo da sua qualidade e de sistemas mais sustentáveis em termos de conservação da biodiversidade", afirmam os pesquisadores no artigo.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Mais de cem pesquisadores, dentre eles o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, assinam estudo
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC