Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

08/05/2025-17h30

Professor da Udesc Esag publica e-book Diário de um Matemático com Lúpus na UTI

Obra usa experiência pessoal para divulgar Dia Mundial do Lúpus

A experiência de uma internação hospitalar de 30 dias, com diagnóstico de Lúpus, uma doença autoimune, inspirou o professor Eduardo Jara, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) a escrever o livro "Diário de um Matemático com Lúpus na UTI". A obra está sendo lançada em formato digital (e-book), contribuindo com a conscientização no Dia Mundial do Lúpus, neste sábado, 10.

Durante a internação em um hospital de Florianópolis, Jara passou 21 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Professor do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis, Jara é um profissional  bastante ativo, envolvido em atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, como o programa Esag Kids e a organização do TEDx Udesc, em 2024. Mas desta vez se viu forçado a parar e teve tempo para refletir sobre a doença e uma de suas paixões: a Matemática.

Desse “ócio criativo" saiu um e-book com 11 contos que falam de medicina, lúpus, Matemática, Ciência, emoção e conscientização. Jara foi diagnosticado com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), uma doença inflamatória crônica de origem autoimune e ainda pouco compreendida, mas que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O impacto dessa experiência pessoal fez com que ele se tornasse um defensor de ações de educação e prevenção da doença.

Leia aqui uma amostra com um dos contos do livro

Autor de vários livros educativos infantis que tratam de temas como empreendedorismo, inovação, liderança e mudanças climáticas, Jara colocou novamente seu talento no projeto. “O livro traz muitas analogias matemáticas, relações envolvendo cálculo estatístico, álgebra linear, e como uma visão quantitativa do mundo pode ajudar a lidar com essa doença, desenvolvimento pessoal e resiliência”, conta.

O neurocirurgião e médico intensivista Erwin Dick, que assina o prefácio, destaca que a abordagem do livro traz três elementos muito importantes no tratamento de qualquer enfermidade: “o paciente, a doença e a medicina”.

Os 11 contos do livro:

  1. Pontos Fora da Curva e Eventos Raros: Matemática, Lúpus e um Cometa Vermelho
  2. Teoria das Cordas e as Vibrações Compartilhadas
  3. Quando a Estatística e a Teoria da Amostragem se Tornam Vida
  4. Teoria do Caos, Fractais e o Bater de Asas de uma Borboleta Lilás
  5. Teoria dos Grafos Modelando o Sistema Cardiovascular e a Vasculite
  6. Um Curso de Calculus Lupus – Parte I: Limites
  7. Um Curso de Calculus Lupus – Parte II: Derivadas e Integrais
  8. Um Curso de Calculus Lupus – Parte III: Teorema de Green e Stokes
  9. Álgebra Linear e um Modelo Multidimensional do Corpo no Espaço Rn
  10. Aritmética Modular, Mistério da Fé e a Sabedoria Neandertal
  11. Parte Final: a Matemática Salvou Minha Vida


O e-book "Diário de um Matemático com Lúpus na UTI" está disponível para download com preço promocional. O lançamento oficial será neste sábado, 10 de maio, Dia Mundial do Lúpus.

Acesse aqui para baixar o e-book.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eduardo.jara@udesc.br

Serviço

O QUÊ: Lançamento do e-book "Diário de um Matemático com Lúpus na UTI", de Eduardo Jara
QUANDO: sábado, 10 de maio (Dia Mundial do Lúpus)
ONDE ENCONTRAR: bit.ly/jaralupus


Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Ingrid Borba*
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
*estagiária sob supervisão do jornalista Carlito Costa. 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Eduardo Jara, durante o período no hospital que inspirou o livro
  • Imagem 10
  • Ilustração do livro
  • Ilustração do lvro
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC