Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

11/12/2019-16h49

Professora da Udesc Oeste integra avaliação nacional de boas práticas em Enfermagem

Kátia (blusa marrom) integra comissão que mapeará e divulgará experiências inovadoras na área - Foto: Div. 

A professora Edlamar Kátia Adamy, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é uma das profissionais que atuarão como avaliadoras no Laboratório de Inovação em Enfermagem, iniciativa promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (Opas/OMS). A ação faz parte da campanha internacional Nursing Now.

O laboratório selecionará as melhores práticas adotadas por enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS), dentre 329 relatos submetidos de diversas partes do País.

As práticas inscritas estão classificadas em dois eixos temáticos: "Ampliação do escopo de práticas da Enfermagem no SUS" e "Valorização da Enfermagem".

A iniciativa visa fortalecer o papel do enfermeiro e ampliar o acesso da população a serviços de qualidade em assistência à saúde. "O objetivo é identificar e dar visibilidade às experiências inovadoras e exitosas na área de prestação de serviços de saúde e na formação de profissionais de Enfermagem", afirma Kátia.

Capacitação

Cerca de 30 avaliadores que integram o laboratório participaram de uma oficina de capacitação sobre a avaliação das práticas em 29 de novembro.

A próxima etapa do trabalho está prevista para 13 e 14 de fevereiro, quando Kátia e os demais membros da comissão avaliadora farão a seleção dos trabalhos durante um seminário na capital federal.

Segundo Kátia, o participante que tiver seu trabalho selecionado receberá uma visita técnica, entre março e abril do ano que vem, no local onde foi relatada a experiência. O resultado final do laboratório será divulgado em abril e, em junho, será realizada uma cerimônia de reconhecimento das práticas inovadoras, também em Brasília.

Desafios de saúde

Katia espera que a campanha contribua para "maximizar a contribuição da Enfermagem no enfrentamento dos desafios de saúde".  

Os avaliadores que integram o laboratório representam diversas entidades do setor: o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), os ministérios da Saúde (por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde) e da Educação (com representantes da Secretaria do Ensino Superior), além de assessores da Opas e do Cofen.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Kátia (blusa marrom) integra comissão que irá mapear e divulgar experiências inovadoras na área
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC