Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

22/10/2020-19h58

Professora da Udesc Oeste integra equipe nacional que avalia práticas em Enfermagem

Edlamar (no centro, de blusa azul) faz parte do grupo de avaliadores em ação nacional - Foto: Divulgação
A professora Kátia Adamy, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participou de uma visita à Maternidade Balbina Mestrinho, em Manaus, para avaliar o projeto de boas práticas aplicado na instituição amazonense. A visita foi realizada na última terça-feira, 20.

Kátia é uma das profissionais que atua como avaliadora no Laboratório de Inovação em Enfermagem, iniciativa promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (Opas/OMS). A ação faz parte da campanha internacional Nursing Now.

O laboratório selecionará as melhores práticas adotadas por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS), dentre 329 relatos submetidos de diversas partes do País.

Etapas

Segundo Kátia, 39 experiências foram classificadas para a segunda etapa, realizada em março, na qual os autores dos projetos participaram de um seminário de apresentação, na sede da Opas/OMS, em Brasília.

"Para a terceira etapa, em andamento, foram selecionadas 24 experiências. Os avaliadores farão visitas in loco para conhecer as iniciativas presencialmente. Desse total, 15 projetos receberão reconhecimento em uma cerimônia em 9 de dezembro, na sede da Opas/OMS, em Brasília", explica a professora.

Na próxima semana, Kátia estará em Alagoas para visitar três projetos: um em Maceió, outro em Arapiraca e um terceiro em Atalaia.

Avaliação nacional

Segundo a docente, a iniciativa visa fortalecer o papel do enfermeiro e ampliar o acesso da população a serviços de qualidade em assistência à saúde. "O objetivo é identificar e dar visibilidade às experiências inovadoras e exitosas na área de prestação de serviços de saúde e na formação de profissionais de Enfermagem", afirma Kátia.

Os avaliadores que integram o laboratório representam diversas entidades do setor: o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), os ministérios da Saúde (por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde) e da Educação (com representantes da Secretaria do Ensino Superior), além de assessores da Opas e do Cofen.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Edlamar (no centro, de blusa azul) faz parte do grupo de avaliadores em ação nacional
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC