Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

15/04/2020-18h13

Professoras da Udesc Oeste oferecem aplicações gratuitas de reiki a distância

Reiki pode ser ofertado no SUS por ser listado como prática integrativa e complementar - Foto: Freepik

Desde março, em função da quarentena imposta pela Covid-19, as professoras Kiciosan Galli e Renata Rodrigues, do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estão aplicando reiki a distância em interessados pelo atendimento.

Voltada às comunidades interna e externa da instituição, a atividade faz parte do programa de extensão Saúde e Equilíbrio, coordenado pela professora Kiciosan. 

O Ministério da Saúde considera o reiki uma prática integrativa e complementar (PIC), "o que significa que postos de saúde e hospitais do SUS podem oferecer esse tratamento aos usuários", explica Kiciosan. 

Em tempos de distanciamento social, o reiki vem sendo aplicado a distância pelas professoras duas vezes por semana, sempre às terças e quintas-feiras, às 19h. "É uma técnica que auxilia na diminuição da ansiedade, tristeza e estresse, proporcionando bem-estar físico, mental, emocional e espiritual", afirma Kiciosan.  

Mentalização

De acordo com a docente, a palavra reiki significa energia universal, e a técnica pode ser aplicada a distância, por meio da mentalização por pessoas capacitadas, os "reikianos". "Geralmente, o reiki é aplicado presencialmente, através da imposição das mãos sobre pontos do corpo do paciente."

A docente explica que, na modalidade a distância, o reikiano escreve o nome e o endereço da pessoa que receberá o tratamento e, por meio da meditação, visualiza a pessoa recebendo essa energia. "Principalmente neste momento de pandemia, o envio da energia reiki também tem sido o de harmonização energética para o planeta Terra e para a população mundial."

Quem quiser reiki a distância deve, nos dias e horários definidos, sintonizar-se com a equipe. "É importante se sentar ou deitar em um local confortável, respirar profundamente e imaginar que está recebendo vibrações de tranquilidade e paz interior, permanecendo, por 15 minutos, com pensamentos positivos", explica Kiciosan.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página do programa no Facebook.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Reiki pode ser feito a distancia
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC