Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

28/05/2020-20h50

Professores da Udesc apoiam atividades a distância de curso técnico em Enfermagem

Placas de Petri foram cedidas a estudantes do Cedup para que pudessem estudar em casa - Foto: Divulg.

Desde segunda-feira, 25, dois professores do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estão dando apoio pedagógico a alunos do Centro de Educação Profissional de Chapecó (Cedup). A ação faz parte da parceria firmada entre as duas instituições.

A ideia surgiu a partir do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 e da necessidade de permanecer em casa. Na iniciativa, a universidade presta apoio às matérias de Microbiologia e Farmacologia, que integram a grade curricular do curso técnico.

A ação interdisciplinar reúne os os professores Arnildo Korb e Leila Zanatta, da Udesc Oeste, e Patrícia Schorr, Katiane Zampirom, Iasmim Cristina Zilio e Adriane Karal, do Cedup. Os docentes elaboraram uma apostila contendo orientações para a realização de atividades a serem praticadas em casa pelos alunos.

Microbiologia

Além disso, 280 placas de Petri (recipientes de vidro usados para cultura de microorganismos) foram cedidas para atividades de 56 alunos do curso técnico (cinco placas para cada um) em domicílio.

De acordo com o professor Korb, os estudantes deverão coletar amostras de superfícies do ambiente doméstico e semeá-las sobre as placas para análise da contaminação, a partir de técnicas diferenciadas, avaliando inclusive a eficiência da higienização das mãos.

"Em tempos de Covid-19, é ainda mais importante que os alunos percebam a eficiência das técnicas de higienização das mãos, pois, em breve, entrarão para o mercado de trabalho, e, ao que tudo indica, o novo coronavírus veio para ficar", afirma o docente.

Para essa atividade, Korb também gravou vídeo instrucional que simula condições para atividades em domicílio. Segundo ele, "por mais que o momento vivido nos envolva com incertezas e riscos, temos que superar a inércia na qual fomos jogados pelo atual processo científico e tecnológico e encontrar saídas".


Farmacologia

Uma segunda ação, coordenada pela professora Leila Zanatta, orienta os alunos a pesquisarem, na sua "farmácia caseira", os princípios ativos de medicamentos, usos, condições de armazenamento e prazo de validade.

Nessa atividade, pretende-se discutir o destino dos resíduos de medicamentos vencidos e as consequências para o ambiente. Segundo Leila, é comum as pessoas guardarem medicamentos em casa e depois descartarem de forma inadequada em lixo comum ou na rede de esgoto, contribuindo para a contaminação ambiental.

"Boa parte da população desconhece onde deve eliminar esse tipo de resíduo produzido em casa, cabendo aos profissionais da área da saúde orientar sobre os destinos corretos", destaca Leila. Uma vez capacitados, esses estudantes podem difundir as informações para a população.

A professora também elaborou dois fôlderes: sobre a maneira correta da coleta de urina para análise laboratorial (acesse o material) e sobre descarte adequado de resíduos de medicamentos (acesse o material).

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC