Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

27/05/2025-16h39

Programa de extensão da Udesc promove oficina online de leitura crítica

Inscrições estão abertas até 1° de junho

 
Estão abertas até 1° de junho as inscrições para a oficina de leitura crítica “Como enfrentar a desinformação científica?”. Realizada pelo o programa de extensão Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (CIDAD), vinculado à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o evento é gratuito e aberto ao público, com inscrições pelo formulário online

A oficina é online e está dividida em quatro encontros, nas terças-feiras de junho (3, 10, 17 e 24/06), das 19h às 21h. As aulas são realizadas na plataforma Microsoft Teams, em sala virtual divulgada aos inscritos.

Com carga horária de dez horas e emissão de certificado, a edição é realizada em parceria com o grupo de pesquisa “AdubAções Freireanas: Diálogos Interdisciplinares de Educação em Natureza, Sociedade e Cultura”, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A oficina tem como base a leitura do livro "Desafios e estratégias na luta contra a desinformação científica", publicado pela Academia Brasileira de Ciências, e abordará temas como pós-verdade, negacionismo, dinâmicas das redes e fluxos da desinformação, ceticismo, educação científica e letramento midiático.

Sobre os ministrantes

José Claudio Matos: Professor da Udesc e um dos coordenadores do CIDAD. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (Usp) e em Ciência da Informação pela Ufsc. Mestre e graduado em Filosofia pela Ufsc.

Juliana Rezende Torres: Professora da UFSCar. Formada em Ciências Biológicas pela Ufsc, possui mestrado em Educação e doutorado em Educação Científica e Tecnológica, ambos também pela Ufsc.

Gladis Slonski: Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) na área de Educação Ambiental. Graduada em Ciências Biológicas, mestre em Biologia Vegetal e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Ufsc.

Sobre o CIDAD

O CIDAD é uma iniciativa interinstitucional, criada inicialmente como uma comissão da Biblioteca Universitária da UFSC. Em 2020 tornou-se programa de extensão e em 2021 foi instituído também como um programa da Udesc. Atualmente também integra membros da Udesc, UFSC, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A iniciativa promove ações e estudos relacionados aos fundamentos éticos e epistemológicos para a produção, disseminação e acesso à informação confiável, incluindo formas de verificação de fontes de informação, estratégias de combate à desinformação, práticas éticas de compartilhamento e criação da informação, e análises sobre o desenvolvimento do ambiente informacional digital.

Mais informações sobre o CIDAD podem ser obtidas pelo Instagram @confiabilidadeinformacional


Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 10
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC