Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

06/04/2022-15h22

Projeto de educação do time Enacus da Udesc Esag recebe premiação nacional

Projeto busca trazer conteúdos interativos de educação financeira e gastronomia para escolas da rede pública municipal de Florianópolis

Uma iniciativa de estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que traz conteúdos interativos para a rede municipal de educação de Florianópolis foi um dos cinco projetos selecionados em edital nacional promovido pelo Enactus Brasil, rede global de times universitários dedicados ao empreendedorismo social.

O projeto Transcenda foi criado pelo Time Enactus do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), que tem participação aberta a todos os alunos de graduação do Campus I (Florianópolis) da Udesc. Com conteúdos de educação financeira e gastronomia, o projeto oferece um currículo complementar e incentiva a permanência na escola.

Premiação

A seleção dos projetos faz parte segunda edição do Programa Especial BIC: Escrevendo o Futuro, Juntos – resultado de parceria entre a empresa francesa e o Enactus Brasil. Foram escolhidos projetos de universitários de todo o país que atuem diretamente em três áreas: luta contra a evasão escolar, empreendedorismo e meio ambiente.

O resultado foi anunciado nesta segunda-feira, 4. Cada um dos projetos receberá uma bolsa de R$ 3 mil. Durante o Evento Nacional Enactus Brasil 2022, o projeto destaque ganhará mais R$ 8 mil. Além da premiação em dinheiro, o programa prevê o acompanhamento de cada um dos projetos selecionados por meio de mentorias com profissionais da empresa patrocinadora.

Conheça os projetos selecionados:

  • Domus (Enactus Campus São Carlos – USP): promover melhor qualidade de vida, conforto e segurança a pessoas em situação de vulnerabilidade social que vivem em casas que não as protegem contra as mudanças climáticas, com revestimentos feitos de caixas cartonadas, reduzindo a temperatura dentro das casas.
  • Gira Sol (Enactus UFPA): Beneficiar, treinar e gerar renda para comunidades tradicionais da Amazônia por meio do desenvolvimento e implantação de tecnologias sustentáveis, forno solar, briquetadeira e biodigestor, para a cocção saudável e novos negócios em alimentação.
  • Integra+ (Enactus Unesp Botucatu): Auxiliar no ensino e aprendizagem de crianças com transtorno de espectro autista por meio de uma plataforma digital que oferece ferramentas para tornar os conteúdos mais acessíveis, didáticos e intuitivos.
  • Tijolaí (Enactus Facimp): Montar linhas de produção de tijolo ecológico a partir do resíduo do caroço de açaí na comunidade 1.700.
  • Transcenda (Enactus Esag Udesc): transformar a realidade da educação municipal, trazendo conteúdos interativos, voltados para a educação financeira e gastronomia, desenvolvendo um currículo complementar que atraia o estudante e o incentive a permanecer na escola.

Saiba mais sobre o Enactus Esag Udesc no Instagram (@enactusesagudesc).

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto busca trazer conteúdos interativos de educação financeira e gastronomia para escolas da rede pública municipal
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC