Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

13/05/2020-16h44

Quatro ações da Udesc contra pandemia recebem recursos de agência internacional

Recursos apoiam produção de equipamentos de proteção, entre outras ações - Foto: Divulgação
Quatro iniciativas desenvolvidas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para o combate à pandemia do novo coronavírus estão recebendo recursos do Escritório de Assistência a Desastres Estrangeiros dos Estados Unidos (Ofda), órgão vinculado à Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), para aprimorar suas atividades.  

As ações contempladas (veja mais detalhes abaixo) são desenvolvidas em unidades distribuídas pelo Estado e têm, como finalidade, a produção de equipamentos de proteção individual para profissionais que atuam no combate à Covid-19, além de um livro educativo com informações sobre a pandemia. Os valores variam de R$ 12 mil a R$ 40 mil para cada iniciativa.

A captação dos recursos foi articulada pelo Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped), que é vinculado à Pró Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

Seleção de propostas

Segundo o coordenador do grupo, Felipe Gontijo, o Ceped recebeu a oferta de apoio para ações que já estivessem em andamento em março, por meio da coordenador da Ofda no Brasil, Vicente Lapolli.

"Como não havia tempo de formalizar edital, o Ceped recebeu a responsabilidade de submeter as propostas. A Reitoria tinha 71 ações cadastradas, de todos os campi. Fizemos contatos com os responsáveis, encaminhamos os formulários de requerimento e ajudamos na apresentação dos projetos. Nem todas se encaixavam no perfil definido pela Ofda e algumas proposições ainda não estavam ocorrendo. Diante isso, foram selecionadas 11 ações para submissão, das quais quatro foram selecionadas em um primeiro momento", explica Gontijo.

De acordo com o coordenador, todos os valores solicitados foram aprovados e alguns até ampliados. O Ceped segue em busca de recursos para os demais projetos.

Conheça as ações contempladas

  • Produção de face shields (protetores faciais) e reguladores para máscaras de tecido por equipes da Udesc Ceart, em Florianópolis. A ação é coordenada pela professora Gabriela Mager.
  • Impressão de três mil exemplares do livro educativo "Diário de uma pipa em quarentena", para doação, com três mil cestas básicas, a famílias da Capital. A ação é realizada pelo programa de extensão Esag Kids, da Udesc Esag, e coordenada pelo professor Eduardo Jara.
  • Produção de 600 face shields e 800 reguladores para máscaras de tecido por equipe da Udesc Alto Vale, em Ibirama. A ação é coordenada pelo professor Sergio Marian.
  • Produção de quatro mil face shields por equipe da Udesc Joinville. A ação é coordenada pela professora Cinara Menegazzo.

Finalidades

A oferta de recursos da Ofda apoia iniciativas de universidades e organizações que visem produzir produtos químicos e equipamentos de proteção individual, como máscaras e protetores faciais, e de ressuscitação para dar suporte aos sistemas de saúde e a profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia.

Gontijo destaca que esse escopo foi ampliado no caso da Esag Kids, que produziu um livro com reflexões, voltadas prioritariamente às crianças e famílias, sobre aspectos comportamentais relacionados ao distanciamento social.

"A Esag Kids passou a integrar neste ano o Ceped, com a participação do professor Jara das reuniões do grupo. Pretendemos aproveitar a metodologia desenvolvida pelo programa para elaborar materiais específicos de gestão de riscos de desastres (GDR), de forma similar ao que é feito em outros países", explica.

Sobre o Ceped

Criado em 2009, o Ceped tem, entre seus objetivos, a execução da política de gestão de riscos para emergências e desastres da Udesc. O grupo tem conselheiros de todos os campi da universidade, que participam de reuniões, oficinas, treinamentos, viagens e congressos, além de realizar e estimular ações de GDR nas suas regiões.

As reuniões tem participação de membros externos à Udesc como conselheiros - atualmente, o Ceped conta com representantes da Ofda, da Defesa Civil, da Ação Social Arquidiocesana e da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Os membros do grupo também participam de grupos de pesquisa e desenvolvimento de ações em outras universidades do Brasil e do exterior.

Parcerias internacionais

A Ofda/Usaid é a principal agência do governo dos EUA para proporcionar assistência humanitária em resposta a emergências e desastres internacionais. O grupo da Udesc atua em parceria com a oficina regional da agência para América Latina e Caribe (Ofda/Usaid/LAC).

A Ofda também apoia a Rede de Universidades Latino-Americanas e Caribe (Redulac), que promove a cultura e troca de melhores práticas em GDR na região. Atualmente, a Udesc é a representante da Redulac no Brasil. Gontijo explica que, com a Redulac, integrantes do Ceped participam de oficinas e encontros internacionais, sendo apoiados pela Ofda.

Eventos internacionais

No passado, o Ceped organizou um desses eventos em Joinville, com parceria da agência norte-americana. O 1º Seminário Catarinense de Educação em Redução de Riscos e Desastres teve palestrantes internacionais.

Também em 2019, Gontijo acompanhou um encontro em Medelín, na Colômbia, no qual teve contato com um material informativo muito bem elaborado sobre a temática da GDR, semelhante aos produzidos pelo Esag Kids - que inspirou a iniciativa em andamento na universidade catarinense.

Conferências online

Durante a pandemia, membros do grupo têm participado de conferências online sobre o tema, com parceiros do Brasil e de outros países. Só nas últimas duas semanas, três eventos foram realizados, relacionados à Redulac e a outras iniciativas. O mais recente, em 12 de maio, abordou a variação climática e a GDR na conjuntura atual. 

Docente do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, Gontijo assumiu a coordenação do Ceped em maio do ano passado. Ele substituiu no cargo o professor Marino Luiz Eyerkaufer, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ceped@udesc.br.

Confira mais ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Recursos apoiam produção de equipamentos de proteção, entre outras ações
  • Imagem 25
  • Imagem 26
  • Professor Felipe Gontijo, coordenador do Ceped da Udesc
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC