Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

25/08/2021-14h59

Site da Udesc oferece mais acessibilidade com leitura do conteúdo em Libras

Para acessar a leitura em Libras, basta clicar no ícone  no canto superior direito da página - Imagem: Divulg.
A partir desta quarta-feira, 25, o site da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), assim como os portais dos 12 centros de ensino da instituição, ganharam mais acessibilidade ao permitir a leitura do conteúdo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que favorece a inclusão de públicos com deficiência. 

Implantada pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação  da Udesc (Setic), a leitura em Libras foi possível pela ferramenta VLibras, criada pelo governo federal e oferecida gratuitamente a órgãos e entidades. O dispositivo de código aberto traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em português para Libras.

Para ativar a leitura em Libras, basta acessar qualquer site da Udesc e clicar na figura da "mãozinha" que aparecerá próximo ao cabeçalho superior das páginas. Com isso, aparecerá uma janela à esquerda com um avatar que fará a leitura em Libras do conteúdo selecionado pelo usuário.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc, Marcos Linhares, o site da universidade fica ainda mais inclusivo com a ativação do VLibras. "É um recurso gratuito e que proporciona mais acessibilidade aos públicos com necessidades especiais, a qual é uma grande preocupação na universidade."

Sobre o VLibras

O VLibras é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid).

De acordo com o site oficial do VLibras, são realizadas pela ferramenta mais de cem mil traduções todos os dias, além de 70 mil frases treinadas por inteligência artificial. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Para acessar a leitura em libras, basta clicar no ícone  no canto superior direito da página
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC