Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

07/03/2023-15h10

Tese defendida na Udesc Esag avalia regulação e eficiência de serviços de saneamento

Estudo demonstrou que companhias públicas de saneamento, exceto  autarquias, tiveram desempenho melhor que as privadas no período
Antonio Felipe Oliveira Rodrigues defenderá nesta quinta-feira, 9, às 9h30, sua tese “Impacto de instrumentos regulatórios prévios na eficiência dos prestadores de serviço de saneamento básico: um estudo com municípios de Santa Catarina”, no Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professor Fabiano Maury Raupp.

As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) são públicas, abertas a qualquer interessado. A defesa da tese terá transmissão on-line ao vivo.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta quinta-feira, 9, a partir das 9h30)

A pesquisa buscou avaliar a eficiência dos prestadores de serviços de saneamento nos municípios de Santa Catarina, considerando o impacto que os instrumentos regulatórios do município (plano e política municipais de saneamento básico) podem trazer para melhorar o desempenho das companhias de água e esgoto.

Os resultados demonstram que as regulações não contribuiram para aumentar a eficiência do setor no período observado (anos pares entre 2012 e 2020). O contrário, ela vem caindo ao longo dos anos. No entanto, municípios que já possuíam planos municipais de saneamento básico antes de 2012 alcançaram maiores níveis de eficiência.

Além disso, as companhias de saneamento operados pelo poder público municipal, com exceção de autarquias, demonstram mais eficiência que operadoras privadas. O estudo comprovou também haver ganhos de escala e escopo nos serviços de água e esgoto e que aspectos locais da gestão favorecem a eficiência, bem como a agregação dos serviços. O autor sugere que isso seja incentivado no Estado.

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (9h15). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC