Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

30/03/2022-15h22

Ética do cuidado com pacientes de UTI é tema de defesa de mestrado na Udesc Esag

Luiza Moriggi da Silva defenderá nesta quinta-feira, 31, às 14h30, sua dissertação “Ética do cuidado no contexto da pandemia: um estudo sobre enfermeiros que atuam na unidade de tratamento intensivo”, no Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professor Marcello Beckert Zappellini.

As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) têm sido feitas por videoconferência, em plataformas on-line, em razão da pandemia de Covid-19. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta quinta-feira, 31, a partir das 14h30)

A pesquisa teve como objetivo compreender a ética do cuidado em meio a pandemia, em especial no contexto dos profissionais de enfermagem diretamente envolvidos no atendimento de pacientes com Covid-19 em unidades de tratamento intensivo (UTI) nos hospitais de Florianópolis entre março de 2020 a janeiro de 2022.

O estudo concluiu que, mesmo em meio ao contexto caótico da pandeia, a ética do cuidado foi adotada pelos profissionais, não só com seus pacientes e seus acompanhantes, mas também com colegas de trabalho. O reconhecimento da autonomia do paciente e o respeito com as pessoas, por exemplo, apareceram na percepção dos profissionais.

Acesso on-line

Para assistir à defesa, a recomendação é acessar o link com pelo menos 15 minutos de antecedência (14h15). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC