Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

27/06/2025-17h28

Udesc 60 anos: da formação acadêmica à transformação social

Universidade já formou mais de 70 mil estudantes em seis décadas

Mais de 70 mil estudantes concluíram a graduação na Udesc. Imagem: Divulgação
Álvaro é agrônomo e professor universitário. Larissa é economista e sócia de uma corretora de valores. Gabriel é administrador público e empreendedor social. Apesar de atuarem em áreas profissionais distintas, os três têm em comum a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) como ponto de partida de suas trajetórias acadêmicas.

Ao longo de suas seis décadas de história, a Udesc já formou mais de 70 mil estudantes de graduação. Outros cerca de seis mil pós-graduados, entre especialistas, mestres e doutores, também concluíram seus estudos na universidade.

Neste conteúdo especial, reunimos relatos que revelam como a Udesc segue presente na vida de quem passou por ela — e como a instituição continua fazendo a diferença muito além dos seus campi.

Álvaro: de estudante a professor da Udesc

Foi ainda na década de 1980 que Álvaro Luiz Mafra mudou-se de Blumenau para Lages para cursar Agronomia no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc. Apesar dos desafios de viver em uma nova cidade, o hoje agrônomo conta que a acolhida e as experiências vividas ajudaram a reforçar o gosto pelo estudo. “A Udesc me possibilitou uma formação sólida na profissão que atuo e despertou o interesse pela vivência acadêmica, no ensino, na pesquisa e na extensão”, afirma.

Foi bolsista de iniciação científica na área de solos e participou do Coral da Udesc Lages – duas vivências que também levou adiante após a formatura, em 1993. Segundo Mafra, as pesquisas na graduação despertaram o seu interesse pela área que seguiu investigando no mestrado e doutorado, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Pa ulo (USP).

“Segui com a música durante o mestrado e doutorado, quando fui coralista na ESALQ, em Piracicaba. No regresso a Lages, participei por alguns anos do coral da igreja luterana. O gosto também me faz ser assíduo ouvinte da Rádio Udesc FM Lages”, complementa.

Depois de concluir as pós-graduações, Mafra foi selecionado em um concurso público para docente da Udesc na área de manejo do solo. Retornou à universidade em Lages em 2002 e desde então se dedica à formação de novos agrônomos e engenheiros florestais, além de mestres e doutores em Ciência do Solo. Há três anos ocupa ainda a posição de diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Udesc Lages.

Em homenagem aos 60 anos da Udesc, o professor parabeniza toda a comunidade acadêmica e faz um agradecimento especial aos servidores que fizeram parte da sua formação em Agronomia, “alguns dos quais que tenho o privilégio de serem colegas de trabalho”, ressalta.

“Celebramos com a sociedade catarinense uma trajetória de crescimento e fortalecimento desta universidade pública, que pode devolver, em cada profissional egresso e nas suas pesquisas e ações de extensão, o desenvolvimento ao Estado”, conclui Mafra.

Gabriel: aprendizados para transformar a sociedade

Nascido e criado em Florianópolis, Gabriel Marmentini escolheu o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) como base para a sua trajetória acadêmica. Foi lá que cursou a graduação em Administração Pública, fez mestrado e doutorado em Administração e atuou como professor substituto.

“Foi um período muito importante na minha vida. Sou extremamente grato por tudo que vivi na graduação, no mestrado e no doutorado”, conta o jovem, que diz ter escolhido a universidade pela qualidade dos cursos, o respeito que a sociedade tem à instituição e a legitimidade da universidade.

Desde o início da graduação, Gabriel tem somado os aprendizados da Udesc com outras vivências para promover transformação social. Já fundou uma organização de educação política e uma associação em prol dos pacientes e portadores de câncer de cabeça e pescoço e seus familiares.

“A Udesc foi um importante passo na minha trajetória e profissional, tem um impacto gigante no ser humano que eu sou hoje, porque nos forma tanto do ponto de vista profissional, mas, sobretudo, numa perspectiva de cidadania”, completa o empreendedor social.

Larissa: formação qualificada para o mercado de trabalho

Graduada em 2018 em Ciências Econômicas pela Udesc Esag, Larissa Martins encantou-se pela universidade desde o momento da matrícula. “Eu tinha 17 anos na época e fui com a minha mãe me matricular. A gente foi muito bem recebida. As pessoas que trabalhavam lá foram muito queridas”, lembra.

No dia a dia, a qualidade do ensino conquistou ainda mais a jovem. “Eu via realmente que os meus professores tinham um compromisso muito grande, com uma alta qualidade”, comenta.

Segundo Larissa, o nível de exigência nas aulas permitiu que ela ampliasse o conhecimento na área e se preparasse para o mercado de trabalho. “Eu conheci do mercado financeiro estudando, fazendo as matérias, mas também nas feiras de oportunidades que a Udesc Esag proporcionou, então isso ajudou bastante”, enfatiza.

Hoje sócia de uma corretora de valores e líder de uma equipe com mais de 20 assessores de investimento, a economista se alegra em ter iniciado sua vivência acadêmica na universidade. “Posso afirmar que ter estudado na Udesc foi um grande diferencial no meu currículo e na minha trajetória profissional. Agradeço meus professores e à Udesc por todos os ensinamentos”, finaliza.

Série “Udesc 60 anos”

Este texto integra uma série especial de conteúdos jornalísticos produzidos pela equipe de comunicação da Udesc em comemoração aos 60 anos da universidade, celebrados em 20 de maio de 2025. Nestas matérias, é possível relembrar a trajetória da instituição e conhecer exemplos de ações e projetos desenvolvidos pela universidade em Santa Catarina.

Confira os textos da série e outras informações sobre os 60 anos da udesc em: udesc.br/60anos


Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Tássia Becker Alexandre
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 12
  • Álvaro e colegas de Agronomia durante viagem de estudos em 1990. Foto: Divulgação
  • Larissa ao lado de colegas da Udesc Esag. Foto: Divulgação
  • Larissa durante atividade na Udesc. Foto: Divulgação
  • Gabriel em sua formatura da graduação. Foto: Divulgação
  • Gabriel ao lado da mãe, na formatura da graduação na Udesc Esag. Foto: Divulgação
  • Turma de formandos da Udesc Lages do curso de Agronomia de 1993. Entre ele, o hoje professor Álvaro Mafra. Foto: Divulgação
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC