Neste ano, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza pela terceira vez o Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler (FIK). Com a temática “Criatividade Compartilhada”, o evento principal acontece em novembro, em Florianópolis, e contará com mais seis edições itinerantes em Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Ibirama, Lages e Laguna ao longo do segundo semestre.
O evento tem como objetivo valorizar a produção cultural, os momentos de troca e a formação de redes artísticas, além de ampliar oportunidades de trabalho e geração de renda na economia criativa. Para isso, durante os dias de festival a Udesc disponibilizará espaços para que ações de artes visuais, artes cênicas, música, design, moda e outras linguagens possam acontecer.
A realização do FIK em 2025 celebra os 60 anos da universidade e os 40 anos do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), unidade de ensino responsável pela criação e realização dos primeiros festivais, em 2018 e 2020. Juntas, essas duas edições reuniram cerca de 10 mil visitantes e mais de 240 atividades gratuitas e abertas ao público em Florianópolis.
Nesta edição, o FIK se consolida como um festival institucional, organizado pela Coordenadoria de Cultura (CCult), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) da Udesc, com envolvimento e colaboração de todos os centros da universidade.
“O FIK 2025 marca a institucionalização do evento pela Udesc, assim como sua interiorização com as edições itinerantes. O festival contará com oficinas, apresentações artísticas, exposições, entre outras atividades, trazendo artistas e pesquisadores convidados”, conta o coordenador de Cultura , Rodrigo Moreira da Silva.
Este ano também marca uma década do falecimento do desenhista, pintor, ceramista, escultor e professor que dá nome ao festival, José Luiz Kinceler (1960-2015). Como docente, Kinceler atuou nos cursos de graduação e de pós-graduação do Departamento de Artes Visuais da Udesc. Sua trajetória como artista teve como marca a ênfase em arte relacional em sua forma complexa, arte pública de novo gênero e processos criativos emergentes.
Confira as datas confirmadas
Na capital, o FIK 2025 ocupará o Campus 1 da Udesc, no bairro Itacorubi, além de outros espaços artísticos e culturais que serão confirmados em breve. No interior, os
campi da universidade sediam as edições itinerantes, que também poderão incluir locais parceiros.
-
Florianópolis (evento principal): 19 a 22 de novembro, no Campus 1 da Udesc
-
Lages: 24 de julho, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV)
-
Ibirama: 24 de agosto, no Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi)
-
Caçador: 28 de agosto, no Centro de Educação Superior do Meio-Oeste (Cesmo)
-
Laguna: 25 de setembro, no Centro de Educação Superior da região Sul (Ceres)
-
Balneário Camboriú: 29 de outubro, no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi)
-
Chapecó: 12 de dezembro, no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO)
A extensa programação do festival será montada a partir de propostas da comunidade acadêmica e do público externo, além de atrações convidadas. Três editais serão divulgados em breve para a inscrição de atividades: uma chamada interna e dois prêmios, um acadêmico e outro voltado a artistas profissionais.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934