Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

26/08/2021-17h32

Udesc abre chamada para 2º Relato Mostra Audiovisual e Exposição Fotográfica

O evento é uma ação do projeto de extensão Numma do Centro de Artes

 
O projeto de extensão Núcleo de Moda, Mídia e Arte (Numma), do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com chamada aberta para o envio de projetos para a 2ª edição da Relato – Mostra Audiovisual & Exposição Fotográfica, que será on-line. As inscrições seguem até o dia 22 de setembro e podem ser feitas pelo formulário on-line.

Criada a partir da admiração pela arte e pelas proposições midiáticas e artísticas contemporâneas, o Numma se propõe como plataforma de divulgação e ponto de encontro das produções audiovisuais de dentro e de fora do ambiente acadêmico. A partir dessa ideia é que surgiu a Relato, em 2020, quando sua primeira edição teve a parceria com a produtora cultural independente Visivo e trouxe a temática “só, as narrativas do eu, as narrativas locais, a criação de novas realidades e contexto e a ideia deste lugar comum” enquanto proposição.

Nesta 2ª edição a temática é “Memória”. A Relato busca projetos que se encaixem neste campo conceitual e que incorporem o tempo como norteador, atravessando o passado, o presente ou o futuro, de forma imagética, o que comporta fotos e vídeos dentro do escopo da curadoria. “Em tempos tão difíceis como o que passamos, olhar para o passado, com a visão do presente e desejo de futuro, é ação diária para milhões de brasileiros que mal se lembram como era viver uma vida tão corriqueira e movimentada. No passado encontramos o conforto que precisamos, dos momentos de alegria e calmaria que experienciamos sem nos darmos conta da finitude das coisas, inclusive da vida”, escreve o bolsista do Numma e organizador da mostra, em sua apresentação, Nicolas Santos Nunes, aluno do bacharelado em Moda do Ceart.

O público-alvo são desenvolvedores de projetos audiovisuais, imagéticos e/ou artísticos que atuem principalmente na região Sul. “Mesmo tendo esse enfoque, a mostra e exposição se coloca amplamente aberta para receber contribuições de produtores de conteúdo de outras regiões e estados de todo Brasil”, completa Nicolas.

Os interessados na chamada devem inscrever vídeos no formato mp4, com no mínimo um minuto de duração e com no máximo 30 minutos. As fotos e imagens devem estar em alta resolução, no formato JPEG ou PNG, com projetos que tenham entre cinco até 25 imagens. Não há limite de projetos por artista ou desenvolvedor.

Sobre o Numma
O Núcleo de Moda, Mídia e Arte, como um projeto de extensão da Udesc Ceart, se coloca como um espaço aberto à divulgação dos trabalhos realizados no âmbito artístico da Grande Florianópolis e alguns polos em que a Udesc possui Campi, como Laguna e Balneário Camboriú, valorizando e maximizando acontecimentos nas áreas de artes, moda e mídia através do jornalismo cultural.

Coordenado pela professora do Departamento de Moda da Udesc Ceart Monique Vandresen, o projeto conta com três propostas de ações básicas: a realização de dois festivais de cinema com foco na Fotografia e na Moda, um realizado em 2020 e outro em 2021; a edição de uma revista cultural on-line, com periodicidade semestral; e a realização de ações de investimento e formação no jornalismo cultural, como a realização de cursos e palestras, sempre gratuitos e abertos à comunidade.

Relato 1ª edição: confira a edição de 2020.
Conheça mais sobre o projeto de extensão e a Relato no Instagram, e também no site do Numma
 
Serviço

O que: chamada 2ª edição on-line “Relato – Mostra Audiovisual & Exposição Fotográfica”;
Quando: até 22 de setembro de 2021;
Onde: formulário on-line ;
Informações: pelo e-mail mostrarevista@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 31
  • Imagem 32
  • Imagem 33
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC