Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

20/11/2018-18h00

Udesc assina termo com Defesa Civil para realizar ações voltadas a redução de riscos e desastres

Assinado nesta segunda, acordo prevê participação da Udesc em comitê técnico-científico - Fotos: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) firmou um termo de cooperação com a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) para integrar o comitê técnico-científico da pasta e desenvolver ações em parceria, por meio do Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped) da instituição.

A assinatura do termo ocorreu nesta segunda-feira, 19, na sede da secretaria, no Bairro Capoeiras, com a presença do secretário da pasta, João Batista Cordeiro Junior, e do pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão.

O evento contou com uma palestra do professor Francisco Costa, da Universidade do Minho, em Portugal, sobre o tema "RRD, Resiliência e governança: perspectivas no Marco de Sendai".

Segundo Napoleão, o termo e a participação no comitê "coroam a parceria desenvolvida entre o Ceped e a secretaria, especialmente ao longo deste ano, e abrem caminho para o aprofundamento da relação na área de ensino, pesquisa, extensão e gestão".

Entre as ações previstas, estão a realização de projetos de ensino, pesquisa, extensão, eventos e serviços voltados à redução de riscos e de desastres (RRD) que afetam a sociedade catarinense, além de iniciativas para capacitação técnica dos profissionais que atuam na área.

Sobre o Ceped 

Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), o Ceped visa atuar nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas com a gestão de riscos e de desastres, com o objetivo de cooperar para o conhecimento técnico-científico e a difusão dos princípios da resiliência junto à sociedade.

Coordenado pelo professor Marino Luiz Eyerkaufer, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), o órgão foi reestruturado neste ano e conta com um colegiado com 22 membros internos e externos.

Em outubro, o grupo assinou um convênio com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para a elaboração de um plano de cooperação humanitária internacional no Brasil. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ceped@udesc.br e pelo site oficial.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Termo de cooperação foi assinado nesta segunda;  Udesc fará parte do Comitê Técnico Científico  da secretaria
  • Pró-reitor Fábio Napoleão representou Udesc
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC