Até 29 de junho, a comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) pode inscrever atividades para comporem a programação do Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler – FIK 2025. Com a temática “Criatividade Compartilhada”, o evento será realizado em novembro em Florianópolis, e contará com seis edições itinerantes em Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Ibirama, Lages e Laguna, ao longo do segundo semestre deste ano.
Professores, técnicos e estudantes da Udesc podem enviar propostas artísticas e culturais para a chamada interna via
formulário online. As ações devem ser resultantes de atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura da universidade. São aceitas submissões de diversas modalidades, como apresentações, exposições, oficinas, palestras, residências, rodas de conversa e outras, dentro das áreas de atuação listadas em edital.
Cada inscrição (individual ou coletiva) pode apresentar até duas propostas de trabalho. Com curadorias específicas para cada área, a seleção será baseada em critérios de viabilidade de realização; excelência e qualidade técnica da atividade cultural; e diversidade temática e estética. O resultado final será divulgado até 08 de julho.
O festival tem como objetivo valorizar a produção cultural, os momentos de troca e a formação de redes artísticas, além de ampliar oportunidades de trabalho e geração de renda na economia criativa. O nome do evento é uma homenagem a José Luiz Kinceler, pesquisador-artista e professor do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) falecido em 2015, que se destacou por suas práticas contemporâneas de produção de arte coletiva.]
O Festival também terá o Prêmio Udesc FIK e o Prêmio Acadêmico Udesc FIK, com seleção e premiação de atividades artísticas e culturais para o evento. Acompanhe na
página do festival.
Sobre o FIK 2025
A realização do Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler em 2025 celebra os 60 anos da universidade e os 40 anos do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), unidade de ensino responsável pela criação e realização dos primeiros festivais, em 2018 e 2020. Juntas, essas duas edições reuniram cerca de 10 mil visitantes e mais de 240 atividades gratuitas e abertas ao público em Florianópolis.
Em 2025, o FIK se torna um festival institucional, organizado pela Coordenadoria de Cultura (CCult), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade ( Proex ) da Udesc, com envolvimento e colaboração de todos os centros da universidade. O evento principal acontece em Florianópolis, de 19 a 22 de novembro, e as edições itinerantes passam por Lages (24/07), Ibirama (24/08), Caçador (28/08), Laguna (25/09), Balneário Camboriú (29/10), e Chapecó (12/12).
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934