Mariana e Leonardo com a orientadora professora
Alexandra Folle (ao centro). Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) alcançou o topo do pódio nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025, realizados em Natal, no Rio Grande do Norte. Os estudantes do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), Mariana Klauck Beirith e Leonardo Egerland Souto, conquistaram o 1º e o 3º lugares, respectivamente, na modalidade Acadêmico da competição. Além disso, a Udesc foi a vencedora na categoria entre as instituições participantes.
Mariana e Leonardo desenvolveram os trabalhos no
Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (Laprapef), sob orientação da professora Alexandra Folle, do Departamento de Educação Física. A docente coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) e é uma das líderes do Laprapef.
A premiação da categoria foi entregue no sábado, 11 de outubro, para os melhores trabalhos de pesquisa inscritos na edição do JUBs 2025. Ao todo, 26 pesquisadores de todo o Brasil competiram na modalidade. Os vencedores receberam medalhas e bolsas de estudo integrais em cursos EAD de pós-graduação do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau).
“Fico muito feliz em alcançar esse resultado tão expressivo, o primeiro lugar no individual e o primeiro lugar por equipes, mostrando que a ciência que desenvolvemos na Udesc, por nós estudantes, com o auxílio dos professores e dos técnicos, é de extrema qualidade, é valorizada e deve ser reconhecida”, destaca Mariana.
Para Leonardo, a conquista “demonstra que estamos em uma instituição de respeito, que tem presença e oportuniza demais a nossa participação em grandes eventos, o maior evento universitário da América Latina, e mostrando que as nossas pesquisas estão sempre lá em cima, que a Udesc está no topo do cenário nacional”.
Impacto dos artigos acadêmicos
A doutoranda Mariana Beirith ganhou o ouro com o artigo “Responsabilidade Social Corporativa em Clubes Brasileiros de Futebol: Análise Qualitativa Comparativa de Fatores Organizacionais”, resultado de sua pesquisa de mestrado no Laprapef. Atualmente, Mariana é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) com estudo vinculado ao
Núcleo de Estudos em Gestão e Marketing Esportivo (Nepegem).
“Com certeza contribui de forma muito significativa para a minha formação, para mostrar o trabalho que está sendo desenvolvido, todo o potencial que temos enquanto pesquisadores, e que podemos fazer a diferença e impactar de forma positiva a nossa sociedade”, comenta a pós-graduanda sobre o reconhecimento.
Já o artigo que garantiu o bronze a Leonardo foi “Ansiedade Esportiva em Contexto Universitário: Um Estudo com Estudantes-Atletas nos Jogos Internos da Udesc”. Ao abordar o Jiudesc, o estudante destaca a importância do evento não apenas como espaço de intercâmbio social, mas também como um campo produtivo para o desenvolvimento de pesquisas e novos projetos de extensão. Leonardo é bolsista de Iniciação Científica pelo Laprapef e bacharel em Educação Física.
Conforme informações da
Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), realizadora do JUBs, a modalidade Acadêmico da competição foi criada em 2016 e vem ganhando força a cada edição.
A avaliação é feita em duas etapas: na fase preliminar, os textos são analisados pela comissão organizadora; já na fase final, os oito melhores pesquisadores apresentam suas pesquisas no auditório do Departamento de Educação Física (DEF), sendo avaliados pelo domínio do tema e pela capacidade de aprendizado a partir dos apontamentos dos jurados.
A comissão avaliadora desta edição do JUBs foi composta pelos professores Júnior Silva (UFMS), Ricardo Quinaud (Unesc) e Alysson Carvalho (UFRN), nomes de destaque na área da pesquisa esportiva.
Participação em outras modalidades
Os JUBs começaram no dia 5, domingo, e vão até 18 de outubro, sábado, com atletas das 27 unidades federativas disputando 22 modalidades esportivas. Além da participação na modalidade Acadêmico, a Udesc tem representantes em outras quatro modalidades.
Na competição de basquete x1, a estudante do Cefid Camilli dos Santos da Luz chegou às quartas de finais e, no jiu-jitsu (categoria peso galo/pluma), a estudante Rafaela dos Santos Cardozo, também do Cefid, ficou com o 6º lugar geral.
As modalidades
cheerleading e natação serão realizadas até quinta-feira, dia 16.
Atletas da Udesc no JUBs 2025:
-
Acadêmico: Leonardo Egerland Souto; Mariana Klauck Beirith.
-
Basquete x1: Camilli dos Santos da Luz.
-
Cheerleading (coletivo): Gabriel Hoffmann; Matheus dos Santos Martins; Ian Ibarra; Igor Nunes da Silva; Paulo José Beckhauser Coelho; Lucas Goulart Machado; Natália da Silva Vieira; Vitória Borges Machado; Bianca Fonseca Vieira; Giovanna Rodrigues Olivieri; Letícia S cotti Klettenberg; Laysa Scherer Sabino.
-
Jiu-Jitsu: Rafaela dos Santos Cardozo.
-
Natação: Yuri Daniel Baleski; Acacio Dias do Nascimento; Laura Burigo Antunes; Leticia Nicoluzzi Pelis.
Com 24 integrantes, a Udesc é a segunda maior instituição de ensino superior de Santa Catarina em número de atletas e a maior delegação entre as universidades públicas do estado. A delegação catarinense levou mais de 250 pessoas para o JUBs RN, entre atletas, técnicos e representantes de instituições.
Sobre o JUBs
Os Jogos Universitários Brasileiros são o maior evento poliesportivo universitário da América Latina. A competição é realiza da pela
Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
A edição 2025 acontece de 5 a 18 de outubro, em Natal, Rio Grande do Norte, e fica para a história por ser a maior edição já realizada com sete mil participantes.
Em setembro,
a participação da Udesc foi destaque no JUBs Praia, com premiações em seis modalidades esportivas: surf, skate, beach tennis, aquathlon e cross training.
Mais informações sobre o esporte universitário na Udesc podem ser obtidas pelo e-mail
ceven.reitoria@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006