Iniciativa articulou extensão universitária, educação
e cultura. Foto: Divulgação
O Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Araquari, realizou uma atividade formativa com mulheres indígenas Guarani Mbya das aldeias do Litoral Norte catarinense. A ação aconteceu de 23 a 25 de agosto, em São Paulo, com o objetivo de fortalecer a coletividade, o diálogo intercultural e a valorização dos saberes tradicionais, articulando extensão universitária, educação e cultura.
Vinculada ao curso de Agente Cultural, desenvolvido no âmbito do Programa Mulheres Mil, a iniciativa teve a participação de 23 mulheres indígenas, matriculadas no curso, duas professoras e dez estudantes da Udesc, e três professoras do IFC, e integrou as atividades da Operação Rondon nas Aldeias, organizada pelo Núcleo em 2025. Durante a viagem, as participantes realizaram visitas ao Museu das Culturas Indígenas e à Terra Indígena Tenondé Porã, onde ocorreram rodas de conversa, trocas de sementes e oficinas, fomentando a valorização da ancestralidade e o fortalecimento de vínculos com outras comunidades Guarani Mbya.
A atividade contou com a atuação de professoras e estudantes do IFC e da Udesc, vinculadas a programas de extensão desenvolvidos no
AYA Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais e ao
Programa de Extensão Mulheres Gestoras. A viagem teve, ainda, a participação do Núcleo Institucional de Ações Afirmativas e Diversidades (NIAAD-Udesc).
Para a coordenadora do NIAAD, Luisa Tombini Wittmann, “com essa experiência, a Udesc reafirma seu compromisso com a extensão universitária transformadora, fortalecendo os laços entre universidade, comunidades indígenas e sociedade”. A coordenadora também explicou que a ação está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 18, promovendo a igualdade de gênero, o empoderamento das mulheres e a luta contra o racismo e a discriminação étnico-racial.
Sobre o NER Udesc
Ao longo de 13 anos, o NER Udesc realizou 18 operações presenciais e outras duas online, com cerca de 14 mil atividades, envolvendo cerca de 3,5 mil rondonistas e contemplando em torno de 450 mil pessoas em mais de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.
No
site do Núcleo é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas, entre outros. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail
ner.proex@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006