Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

30/09/2022-15h53

Udesc é parceira de seminário sobre práticas antirracistas nas universidades

Encontros do seminário podem ser conferidos pelo público no Canal do Neab no YouTube - Arte: Divulg.
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza, com três outras universidades brasileiras, o "3º Seminário Diálogos institucionais: reflexões e proposições de práticas antirracistas nas universidades", que ocorre de forma online, com encontros até novembro. O seminário é gratuito e aberto ao público.

O primeiro encontro foi realizado nesta quinta-feira, 29, e a gravação pode ser conferida no YouTube, neste link.

Os próximos encontros serão realizados em 14 e 27 de outubro e em 4 de novembro. Todos poderão ser acompanhados pelo YouTube, no Canal do Neab.

O seminário busca intensificar o debate sobre a consolidação de ações antirracistas, a institucionalização de políticas de ações afirmativas e a produção, no contexto das instituições de ensino superior, em parceria com coletivos externos às universidades.

Segundo a coordenadora do Neab e uma das organizadoras do evento, a professora Maria Helena Tomaz, a ação visa abordar estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural e institucional. "A iniciativa quer fortalecer o trabalho colaborativo e reafirmar o compromisso com as estratégias realizadas nos seminários online em 2020 e 2021", afirma.

Segundo Maria Helena, os eventos anteriores, realizados pelo Neab e pelo Laboratório de Direitos Humanos (Labdh), da Udesc, ocorreram a partir da participação nas primeiras três edições da Campanha de Erradicação do Racismo no Ensino Superior na América Latina, promovidas pela Cátedra Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pelos Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina da Universidade Nacional de Três de Febrero (Untref). Além do Neab e do Labdh, o Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais AYA da Udesc participa da iniciativa.

O seminário também tem mobiliza a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Estudos África e o Sul Global; a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Núcleo de Estudos Afro Indígena; e a Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros.

"Os encontros temáticos para os diálogos ocorrerão com transmissão simultânea no YouTube, pelo canal do Neab da Udesc, mediados por debates, reflexões e proposições, a partir das interações pelo chat, áudios e vídeos", conclui Maria Helena.

Programação

  • 29 de setembro – evento realizado, confira no link.
  • 14 de outubro, às 9h - A política de ações formativas em rede para o combate ao racismo: as proposições práticas de/para o corpo docente e técnico-administrativo
  • 27 de outubro, às 19h  - A política de ações formativas em rede para o combate ao racismo: as proposições práticas de/para o currículo e a educação das relações étnico-raciais
  • 4 de novembro, às 9h - A política de ações afirmativas em rede para o combate ao racismo: as proposições da gestão

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail neab@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Encontros podem ser conferidos no Canal do Neab no YouTube
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC