Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

28/04/2021-15h34

Udesc e PM-SC fortalecem parceria para criar rota de cicloturismo no Oeste de SC

PM-SC reafirmou parceria com projeto - Fotos: Divulg.
Docentes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que coordenam o projeto Rota de Cicloturismo Velho Oeste realizaram nesta terça-feira, 27, uma reunião com o comando-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) para apresentar ações da iniciativa e fortalecer a parceria entre as instituições na concretização do circuito, que visa potencializar o turismo no Oeste Catarinense.

Pela Udesc, participaram o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Maycon Nunes, e as professoras Kiciosan da Silva Bernardi Galli, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), e Ivoneti Ramos, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Kiciosan atua como gestora do projeto e Ivoneti coordena as ações de integração entre os empreendedores do circuito.

Entre as autoridades presentes na reunião, estiveram o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Saúde, Alexandre Fagundes, o comandante geral da PM-SC, coronel Dionei Tonet, e o chefe da guarda da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), coronel Ricardo Alves da Silva.

Foco na segurança

Na reunião, Tonet reafirmou a parceria da PM-SC na Rota de Cicloturismo com foco na segurança dos moradores e turistas. O comandante geral ressaltou a importância do projeto no desenvolvimento da região, bem como a possibilidade de aproximar ainda mais o policial das atividades da comunidade.

Ivoneti explicou na ocasião que, para efetivação do projeto, será estudada a cesta de produtos e serviços da região. "Essa ação permitirá explorar ainda mais as potencialidades do circuito turístico", esclarece.

Parceiros

Liderada pela universidade, por meio da Udesc Oeste e da Udesc Esag, com apoio da gestão da Reitoria, o projeto Rota de Cicloturismo Velho Oeste conta com diversos parceiros públicos e privados.

Entre as instituições envolvidas, além da Alesc e da PM-SC, estão a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e a Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios), além de prefeituras e empreendedores da região, incluindo proprietários rurais.

Trajeto

A proposta é implantar um percurso com cerca de 300 quilômetros, passando pelas 11 cidades da Amerios, que poderá ser percorrido de diferentes meios: bicicleta, carro, moto, a cavalo ou mesmo caminhando.  

A iniciativa pretende incentivar o turismo e fortalecer a economia regional, aproveitando a cultura e as características geográficas locais.

Em março, o projeto foi tema da primeira edição do evento Integra Velho Oeste, que reuniu, de forma online, gestores públicos e empreendedores da região para debater a iniciativa, além de motivar e integrar os participantes.

Mais informações  

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail kiciosan.bernardi@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • PMSC reafirmou parceria com projeto
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC