Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

11/11/2019-16h53

Udesc expõe trabalhos e ações em congresso nacional sobre inovação de biodiesel

Docentes da universidade apresentaram oito estudos no evento - Fotos: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi uma das organizações participantes do 7º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel, realizado entre 4 e 7 de novembro no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis.

A instituição esteve presente no evento como expositora, a convite do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, apresentando cursos, ações de extensão e projetos de pesquisa desenvolvidos na universidade.
 
O congresso teve participação de professores e estudantes de seis centros da Udesc: de Ciências Agroveterinárias (CAV), de Lages; de Educação Superior do Oeste (CEO), de Chapecó e Pinhalzinho; de Educação da Região Sul (Ceres), de Laguna; de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú; de Ciências Tecnológicas (CCT), de Joinville; e de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama.

Foram apresentados no encontro oito trabalhos científicos da área de biodiesel, na modalidade Pôsteres, produzidos por quatro professores da universidade: Adriane Sambaqui Gruber (Cesfi), Heveline Enzweiler (Ceres), Luciano André Deitos Koslowski (Ceavi) e Maria de Lourdes Borba Magalhães (CAV). Veja abaixo a lista de trabalhos, autores e temáticas.

Os quatro dias de evento contaram com cursos, palestras e debates, além de uma feira de inovação, na qual os participantes tiveram oportunidade de estabelecer parcerias com empresas e instituições.  
A solenidade de abertura do encontro teve presença de autoridades, dentre eles o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que ressaltou a importância da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação no País.

Trabalhos da Udesc apresentados no congresso:

Temática: Uso de Biodiesel  


  • Avaliação da formação de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) provenientes da combustão de diesel S10 e misturas de diesel S10/biodiesel em coluna de absorção em sistema piloto de descarga molhada. Professor Luciano André Deitos Koslowski.
  • Avaliação da formação de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) provenientes da combustão de diesel S500 e misturas de diesel S500/biodiesel em coluna de absorção em sistema piloto de descarga molhada. Professor Luciano André Deitos Koslowski.

Temática: Produção de biodiesel  

  • Otimização dos parâmetros experimentais da síntese do biodiesel em uma aula de química experimental. Professora Adriane Sambaqui Gruber.
  • Efeito da temperatura sobre a esterificação de ácido oleico com acetato de metila catalisada por zeólita ZSM-5 comercial para produção de biodiesel. Professora Heveline Enzweiler.
  • Produção de ésteres em reator contínuo a partir do óleo de polpa de macaúba e acetato de metila em condições pressurizadas. Professora Heveline Enzweiler.
  • Uso de catalisador heterogêneo com atividade ácida e de condições pressurizadas para produção de ésteres a partir do óleo de polpa de macaúba e acetato de metila. Professora Heveline Enzweiler.
  • Produção de etanol de segunda geração utilizando β-glicosidase do Bacillus polymyxa para substituição do metanol na produção do biodiesel.  Professora Maria de Lourdes Borba Magalhães.  

Temática: Coprodutos e bioprodutos

  • Valorização de co-produto da cadeia do biodiesel: Extração de peroxidase da casca da soja. Professora Maria de Lourdes Borba Magalhães.

Siga a universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Docentes da universidade apresentaram oito estudos no evento
  • Imagem 16
  • Imagem 17
  • Imagem 18
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC