Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

21/09/2020-14h19

Udesc Faed terá aula aberta sobre fontes de informação e educação antirracista nesta terça

O departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará nesta terça-feira, 22, uma aula aberta virtual com o tema Fonte de Informação para a promoção de uma educação antirracista.

A live é organizada pelas professoras Andréia Sousa da Silva e Ketry Gorete Farias dos Passos, e irá debater fontes de informação para uma educação antirracista em sua funcionalidade, destacando a leitura e literatura, as obras que são registros da história,  cultura e memória, e as instituições culturais que atuam para a perpetuação de uma herança cultural.

A atividade terá como convidada a bibliotecária Gláucia Vaz, professora da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A palestrante tem pesquisas nas áreas de estudos de usuários e práticas informacionais, coordena projetos para implementação da Lei 10.639/2003 em escolas públicas de educação básica, e trabalha com pesquisas sobre leitura, literatura e representatividade dos povos negros e indígenas.

“A aula debaterá como se constitui a estrutura racista no Brasil e seus dispositivos que atuam para manutenção de um discurso hegemônico, perpassando sobre uma discussão em torno do conceito de Práticas Informacionais como uma alternativa para que unidades de informação possam ser ferramentas capazes de atender as demandas dos diversos grupos culturais que compõem nossa sociedade”, acrescenta a professora Andréia.

A aula aberta será transmitida pelo Youtube, a partir das 13h30.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC