Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

24/08/2021-18h57

Udesc inicia nesta quarta cerimônias virtuais de formatura na graduação

Eventos remotos de formatura serão transmitidos pelo canal da universidade no YouTube - Foto: Freepik
Entre 25 de agosto e 20 de dezembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fará uma série de cerimônias de outorgas de grau dos estudantes que concluíram a graduação no primeiro semestre de 2021.

As colações de grau ocorrerão de maneira totalmente remota e terão transmissão ao vivo pelo canal da Udesc no YouTube. Veja o calendário de eventos.

Estão previstas 21 cerimônias. Ao todo, cerca de 850 acadêmicos, de mais de 40 cursos de graduação, de diversas áreas de conhecimento, receberão seus diplomas de conclusão.

A primeira solenidade ocorre nesta quarta-feira, 25, às 19h, com estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância (Cead).

As relações de prováveis formandos de cada curso podem ser obtidas nas secretarias acadêmicas dos centros de ensino em que são ofertados.

Cerimônias virtuais

Adotadas em caráter excepcional e temporário, em virtude da pandemia de Covid-19, a realização das outorgas de grau de forma remota visa permitir a obtenção do diploma pelos acadêmicos que concluíram a graduação, mas cujas solenidades presenciais de grau estão suspensas em virtude das restrições sanitárias vigentes.

A medida foi regulamentada em abril do ano passado pela Resolução nº 015/2020, do Conselho Universitário (Consuni), e dispensa a presença física dos alunos em locais que levem à aglomeração de pessoas. Todos os envolvidos participam de forma remota, a partir dos seus próprios locais de transmissão.  

A organização e a execução das solenidades remotas são feitas pelos centros de ensino da Udesc e pela Coordenadoria de Eventos (Ceven), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), com suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). A transmissão pelo YouTube conta com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom).  

Sobre as colações

As outorgas de grau são regulamentadas pelas resoluções n° 145/2005, 055/2008 e 015/2020 do Consuni, e também seguem as orientações do Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Udesc.  

As colações de grau são destinadas a estudantes que concluíram regularmente seus cursos de graduação e ocorrem após o encerramento do período letivo, em datas pré-fixadas no calendário acadêmico.

As cerimônias são prestigiadas por representantes da Reitoria, incluindo o reitor, o vice-reitor e pró-reitores, e dos centros de ensino, dentre eles diretores-gerais, diretores assistentes e chefes de departamento, de conselhos de classe e organizações parceiras da universidade, além de familiares e convidados dos formandos e autoridades da comunidade externa, como senadores de Estado, senadores de SC, deputados estaduais e federais e prefeitos.  

Acadêmicos impossibilitados de colar o grau na data definida pelo seu centro podem justificar e propor uma nova data. A colação de grau em gabinete pode ocorrer nos casos definidos em resolução da Udesc, devendo ser solicitadas pelos alunos, por meio de requerimento, à direção-geral do centro de ensino em que estudam.

Mais de 60 mil egressos

A Udesc já formou mais de 60 mil graduados ao longo de mais de cinco décadas de atuação. A lista de egressos pode ser consultada no Portal Alumni Udesc.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ceven.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Eventos remotos serão transmitidos pelo YouTube
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC