Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

16/03/2023-10h14

Udesc iniciará ações de extensão no Cedup de Rio Fortuna a partir de junho

Reuniões em Braço do Norte e Rio Fortuna abordaram nova parceria da universidade - Fotos: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) planeja começar a oferecer atividades extensionistas no Centro de Educação Profissional João Buss (Cedup), em Rio Fortuna, a partir de junho. As ações serão as primeiras do projeto da Escola de Extensão que a instituição estadual pretende implantar.

A iniciativa foi tema de reuniões na segunda-feira, 13, entre representantes de Udesc, Coordenadoria Regional de Educação de Braço do Norte (CRE) e Cedup.

Pela universidade, participaram o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos, o coordenador de Extensão, Eduardo Jara, e uma equipe de coordenadores de ações extensionistas da Udesc.

Na CRE, a delegação foi recebida pelo coordenador da regional, Mário César Heidemann. No Cedup, a recepção foi feita pelo diretor do centro, Marcos André Roecker.

Ações confirmadas

Pelo menos cinco ações de extensão já estão confirmadas para iniciar atividades no local (confira a lista abaixo). Os coordenadores de algumas dessas ações - incluindo os docentes Ivoneti Ramos, Cléia Demétrio Pereira e Germano Güttler e o técnico Rogério Bodemüller - também participaram dos encontros.

Em seguida, a equipe visitou o polo de apoio presencial em Braço do Norte, que tem atividades do Centro de Educação a Distância da Udesc (Cead), e a Escola Municipal Pedro Marcolino Gesser, onde receberam edições da obra "Narrando Infâncias", produzida por um projeto coordenado por Cléia Demétrio, com recursos do Edital Campus de Cultura, da universidade.

Confira as ações da Udesc confirmadas no Cedup de Rio Fortuna:

  • Programa Esag Kids, coordenado pelo professor Eduardo Jara. Atua junto ao público jovem, com a missão de "formar líderes-empreendedores, inovadores, responsáveis e comprometidos com o desenvolvimento sustentável, por meio da cientificidade lúdica aplicada à educação empreendedora".
  • Programa Habilis - Ateliê de Economia e Finanças, coordenado pela professora Ivoneti Ramos. Desenvolver atividades relacionadas à gestão de indicadores socioeconômicos e de gestão fiscal, incluindo ações de capacitação, uso de indicadores e educação fiscal.
  • Programa Lixo Orgânico Zero, coordenado pelo professor Germano Güttler. Ajuda a implantar o Método Lages de Compostagem (MLC), criado pelo docente e usado para a destinação sustentável de resíduos orgânicos. Difundido desde 2013, o método tornou-se referência nacional e ganhou destaque em eventos, premiações e publicações.
  • Projeto Pa-Kua Udesc, coordenado pelo técnico Rogério Bodemüller Junior. Atua com diversas ações e modalidades que valorizam a vivência como processo de aprendizagem, incluindo projetos de empoderamento feminino e arqueria para cegos.

O Cedup de Rio Fortuna foi inaugurado no ano passado, com cursos técnicos e profissionalizantes e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Udesc articula a parceria com o centro desde 2021, quando o local começou a ser reformado para receber as novas atividades. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Reuniões em Braço do Norte e Rio Fortuna abordaram parceria
  • Imagem 21
  • Imagem 22
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC