Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

29/11/2023-20h13

Udesc integra projeto-piloto da Capes para monitorar cursos ofertados no sistema UAB

Iniciativa foi tema de reuniões de trabalho na Udesc e na Ufsc, em Florianópolis - Fotos: Secom
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) será uma das instituições catarinenses que farão parte do projeto-piloto de monitoramento dos cursos de ensino a distância (EAD), feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Integram o projeto-piloto cursos oferecidos pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Programa Nacional de Administração Pública (PNAP).

Além da Udesc, o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) participam da edição inaugural.

A iniciativa foi tema de reuniões de trabalho na sede do Campus I da Udesc, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, na última terça-feira, 28.

Reconhecimento

O reitor, Dilmar Baretta, recebeu o coordenador de Programas, Cursos e Monitoramento em EAD, da Diretoria de Educação a Distância da Capes, Carlos Estevam Marcolini Rezende, e membros da equipe de tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Apuena Vieira Gomes e Esdras Caleb Oliveira Silva, que apresentaram o projeto de monitoramento.

Baretta também preside a Câmara de EAD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

Para o reitor, a inclusão da Udesc na experiência piloto "é mais uma forma de reconhecimento das boas práticas da universidade e será de grande relevância".

"Teremos a possibilidade de avaliar as práticas nos cursos conveniados, além de criar estratégias para melhorar a qualidade das ofertas e de dar visibilidade ao excelente trabalho realizado pelas equipes de tecnologia e de gestão”, afirma Baretta.

Avaliação e acompanhamento

O projeto de monitoramento da Capes é uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para a avaliação e o acompanhamento da oferta de cursos.

É também uma ação interna do órgão federal para ajuste dos sistemas de gerenciamento, visando melhorar o fluxo do trabalho e a qualidade das ações, além de oferecer maior segurança jurídica a todos os parceiros envolvidos no sistema.

O UAB conta com mais de 170 instituições associadas. A Udesc já ofertou cursos EAD pelo sistema em 33 polos de apoio presencial distribuídos pelo Estado.

Mobilidade no EAD

No encontro, foi debatida a inclusão da mobilidade virtual em cursos EAD vinculados ao sistema UAB.

Foi definido que a liderança desse projeto ficará sob responsabilidade da professora Carmen Pandini, do Centro de Educação a Distância (Cead), que também é coordenadora-geral da UAB na Udesc e integra a Câmara de EAD da Abruem.

Carmen atuará no projeto em parceria com representantes das universidades estaduais, federais e institutos federais que integram o Sistema UAB.

A reunião contou ainda com participação da diretora-geral da Udesc Cead, Vera Márcia Marques Santos, que também integra a Câmara de EAD da Abruem.

Carmen destaca que coordenar o projeto junto à Capes no sistema UAB "é uma grande responsabilidade, mas uma grande satisfação, porque a mobilidade é uma possibilidade muito aguardada por estudantes e gestores que atuam no sistema e contribuirá em grande medida para a retenção de acadêmicos, o enriquecimento curricular e a conclusão de etapas formativas".

Alinhamento de ações

A equipe da Capes e da UFRN também realizou uma reunião de trabalho para o alinhamento de ações com as coordenações-gerais da UAB nas três instituições: as professoras Carmen Cipriani Pandini, da Udesc, e Maria da Glória Silva e Silva, do Ifsc; e o docente Rafael Pereira Moré, da Ufsc.

Como o projeto-piloto fará o monitoramento de cursos do PNAP, participaram da reunião gestores do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), que oferece o curso EAD de Administração Pública, em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead).

Pela Udesc Esag, estiveram presentes o diretor-geral, Marcus Tomasi,  e a coordenadora do curso EAD de Administração Pública e chefe de Departamento de Administração Pública, Ivoneti Ramos.

Participou ainda do encontro o coordenador adjunto UAB da Udesc, professor Américo Hara, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna, e a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Cead, Karin Luchmann, representando a Direção-Geral.

Segundo Ivoneti, os cursos do PNAP "são muito solicitados nos municípios com polos de apoio presencial e a Udesc Esag teve uma experiência muito exitosa com a EAD". "Fazer parte do projeto-piloto valoriza as experiências desenvolvidas pelas equipes no centro de ensino", afirma.

Moodle

Nesta quarta-feira, 29, os trabalhos tiveram sequência na Reitoria da Ufsc. Os envolvidos no projeto falaram sobre os primeiros testes de coleta de dados e o alinhamento das ações com as equipes que gerenciam a plataforma Moodle.

Pela Udesc, a reunião teve participação dos técnicos Renan Piazza, da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Setic), e Luiz Fabiano Silva, da Udesc Cead e da Fundação ENA, que são responsáveis pela infraestrutura e gerenciamento do Moodle na universidade estadual.

Também estiveram presentes, pela Udesc Cead, o coordenador do curso UAB de Análise e Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas, Tiago Luiz Schmitz, e a designer Instrucional e coordenadora de Tutoria Ana Paula Netto Carneiro, que representou a coordenação de Curso UAB da Biblioteconomia.

As professoras Cléia Demétrio Pereira e Ana Flavia Carneiro, da Udesc Cead, participaram remotamente do encontro. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Iniciativa foi tema de reuniões de trabalho na Udesc e na Ufsc, em Florianópolis
  • Imagem 53
  • Imagem 54
  • Imagem 55
  • Imagem 56
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC