Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

05/09/2019-18h54

Udesc Lages terá cursos gratuitos de manipulação de animais de laboratório e de biologia molecular

Um dos cursos abordará manipulação de animais com responsabilidade e ética - Foto: Ana Cristina
Na próxima segunda-feira, 9, o Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, abrirá inscrições para dois cursos de extensão gratuitos.

Os intensivos oferecidos são de Manipulação de Animais de Laboratório e Teórico-prático em Biologia Molecular. Eles acontecerão, simultaneamente, e os interessados poderão realizar apenas um dos cursos.

Manipulação de Animais de Laboratório

O curso de Manipulação de Animais de Laboratório acontecerá de 8 da 10 de novembro, no Laboratório de Farmacologia. O objetivo é capacitar alunos, professores e técnicos para utilizar animais de laboratório no ensino e pesquisa, com responsabilidade e ética.

O intensivo é aberto ao público que trabalha com animais de laboratório, de instituições públicas e particulares da região, docentes, discentes de graduação e pós-graduação e técnicos da área. Serão 20 horas, com palestras e atividades referentes ao uso de animais em experimentação: principais espécies, legislação atualizada, ética em experimentação e métodos substitutivos.

Biologia Molecular

O curso Teórico-prático em Biologia Molecular acontecerá de 7 a 10 de novembro, no Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular, com o objetivo de ensinar conceitos básicos de Biologia Molecular, oferecendo noções básicas sobre estrutura dos ácidos nucléicos e desenvolvendo, com maior detalhamento, aspectos relacionados a sua organização e funcionalidade.

O público alvo são estudantes ou recém-formados de todas as áreas, com interesse em pesquisa básica na área de Biologia Celular e do Desenvolvimento. O curso proporcionará conhecimentos teóricos e práticos das técnicas mais utilizadas em biologia molecular: Extração e purificação de DNA; Reação em cadeia da DNA polimerase (PCR); e Eletroforese de DNA.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever por e-mail para cursosintensivos2019@outlook.com, até 6 de outubro. É necessário enviar Currículo Lattes atualizado e carta de intenção no curso que deseja participar. Os dois arquivos devem estar em formato PDF.

As vagas são limitadas e a lista de participantes selecionados será divulgada em 21 de outubro. A confirmação será realizada por e-mail.

Dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail para cursosintensivos2019@outlook.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC