Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

06/05/2019-18h15

Udesc lança cartilha lixo zero para estimular sustentabilidade nas instituições

Material sugere atitudes simples para transformar escritórios em ambientes lixo zero - Arte: LabDesign
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do projeto Udesc Lixo Zero, lançou uma cartilha digital para estimular a sustentabilidade nas instituições, com ações como a redução e o descarte ambientalmente correto do lixo produzido. Confira a cartilha.

Criada para apresentar o projeto de forma didática e simples, a publicação foi elaborada pelo Laboratório de Design (LabDesign), do Centro de Artes (Ceart), com orientação da Comissão Udesc Lixo Zero.

Entre as informações, a cartilha destaca que ambientes de trabalho como escritórios são fáceis de serem transformados em lixo zero, com três medidas: a eliminação do uso de copos plásticos descartáveis; a substituição de lixeiras individuais, que misturam diferentes tipos de lixo, por residuários diferenciados para recicláveis, rejeitos e orgânicos; e a correta destinação dos mesmos.

A publicação também apresenta o conceito do Selo Lixo Zero, oferecido aos locais que conseguem reduzir significativamente a quantidade de resíduos produzidos com a adoção das medidas.

Udesc Sustentável

Criado em 2017, a partir do program Udesc Sustentável, o projeto visa transformar todos os campi da universidade em lixo zero.

O coordenador da iniciativa, o técnico universitário Gustavo Kogure, destaca que já houve uma grande evolução desde a implantação do projeto e que "tudo depende dos setores, que atuam de forma independente".

"Pouco a pouco, de forma institucional, a Comissão Udesc Lixo Zero vem agregando documentos e vídeos para facilitar a implementação do programa, pelos setores, em toda a universidade", afirma.

Parcerias

O projeto tem parceria com o Projeto de Compostagem Lages, do professor Germano Güttler, e com outras instituições públicas, como a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc).

Em 25 de abril, a cartilha foi apresentada a servidores e à equipe de terceirizados que atua na manutenção e segurança da sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, em um evento no Plenarinho da Reitoria. 

Mais informações podem ser obtidas no site do projeto

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Cartilha digital sugere atitudes simples para transformar escritórios em ambientes lixo zero
  • Cartilha foi apresentada em encontro em Florianópolis
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC