Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

24/03/2022-17h20

Udesc Oeste aborda programa de melhoramento genético no 40º ConectaZoo

Evento visou aprimorar programa de melhoramento genético de bovinos do município - Fotos: Div.
O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou em 17 de março a 40ª edição do ConectaZoo, ação que promove palestras e debates com foco em produção animal. 

Organizado pelo programa de extensão Conexão Udesc e a Produção Animal, coordenado pelo professor Diego de Córdova Cucco, o evento ocorreu de forma presencial em Paraíso, município do Extremo Oeste catarinense.

A iniciativa teve parceria da prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, com o objetivo de aprimorar o programa de melhoramento genético de bovinos na região.

Com atividades teóricas e práticas, o encontro teve participação de produtores do programa de melhoramento genético de Paraíso, além de interessados e acadêmicos de Ciências Agrárias da região.

Segundo Cucco, o evento abordou como selecionar touros leiteiros a partir de sua avaliação genética, além de avaliação morfológica e funcional de vacas leiteiras. O encontro também contou com uma aplicação prática em uma propriedade parceira.

Sobre o ConectaZoo

Criado em 2012, o ConectaZoo já realizou, entre edições formais e especiais, mais de 50 eventos, em 14 cidades, com mais de 1,5 mil participantes. "Diversos professores, cursos e centros de ensino da Udesc já contribuíram com o projeto ao longo desses dez anos", conta o professor.

Cucco explica que a iniciativa busca "suprir demandas específicas da produção animal e conectar diferentes setores agropecuários com a universidade, aproximando pesquisa e geração de conhecimentos".

Conhecimento técnico

O objetivo principal é prover conhecimento técnico e de qualidade para a comunidade externa e para acadêmicos da universidade, integrando a Udesc com a sociedade.

"Esse é um programa que se engaja tanto no âmbito social, como político e econômico. Com iniciativas como essa, a universidade cumpre um papel perante a sociedade como instituição de produção e socialização do conhecimento, com vistas à melhoria de vida dos envolvidos em todos os segmentos pecuários."

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail diego.cucco@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento visou aprimorar programa de melhoramento genético de bovinos do município
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC