Enfermagem da Udesc Oeste, em Chapecó (SC), terá turma de
mestrado fora de sede, no campus da UFPI em Floriano (PI) - foto:
Jonas Porto/Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abriu inscrições para uma turma do
Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde em Floriano (PI), a 240 Km da capital Teresina, no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professores do programa de pós-graduação da
Udesc Oeste, em Chapecó (SC), viajarão periodicamente ao estado nordestino para ministrar as aulas.
A oferta desta turma de mestrado “fora de sede”, com 10 vagas, é resultado de um acordo de cooperação entre a Udesc Oeste, por meio do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf), e a UFPI. O
edital do processo seletivo já está publicado e as inscrições estão abertas até 6 de julho. As aulas começam no segundo semestre, em período integral, concentradas em uma semana por mês.
SUS
A turma de mestrado conta com recursos obtidos por meio de edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC), em cooperação com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A parceria entre as universidades foi articulada pelos professores Kátia Adamy (Udesc Oeste), Ingrid de Abreu e Igho Carvalho (UFPI).
“O objetivo da parceria é atender às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), aprimorando as práticas clínicas e gerenciais dos enfermeiros e desenvolvendo tecnologias de cuidado para enfrentar as necessidades emergentes em saúde”, conforme a professora Rosana Ascari, da Udesc Oeste, responsável por submeter o projeto ao edital da Capes/Cofen.
Impacto social
A proposta é qualificar enfermeiros locais em nível de mestrado, de modo que possam contribuir para a busca de soluções e formação de profissionais de saúde na região, que abrange 28 municípios. Em março, professores da Udesc Oeste visitaram o campus local da UFPI para acertar detalhes com os parceiros locais.
A turma de mestrado terá coordenação das professoras Rosana Ascari, pela Udesc Oeste, e Maria Augusta Rocha Bezerra, pela UFPI. “A formação potencializará o desenvolvimento de enfermeiros que atuam na assistência e na gestão, com maior autonomia para intervir nos processos e fortalecer a tomada de decisão para a resolução de problemas do mundo do trabalho”, explica Rosana.
A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Udesc Oeste, Letícia Trindade, ressalta a relevância da iniciativa para ambas as instituições. “Essa experiência é importante para reduzir as assimetrias no acesso aos cursos de mestrado e doutorado em Enfermagem, bem como para fortalecer a qualificação dos enfermeiros, como prevê a Capes”.
Mais informações podem ser obtidas com o Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Udesc Oeste, pelo e-mail
ppgenf.ceo@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934