Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

26/08/2020-16h21

Udesc Oeste aplica reiki em policiais militares para avaliar eficácia da terapia

Técnica busca diminuir nível de estresse - Foto: Freepik
Desde agosto, as professoras Kiciosan Galli e Renata Rodrigues, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participam de uma pesquisa sobre a eficácia do reiki na diminuição da ansiedade e do estresse em policiais militares que atuam em Chapecó.

O estudo consiste no trabalho de conclusão de curso (TCC) do acadêmico de Enfermagem Jonas Feiber, sob orientação de Kiciosan e com participação de Renata. A pesquisa está sendo feita junto a 24 policiais voluntários, com duração de 19 de agosto a 1º de novembro. 

Voltada às comunidades interna e externa da instituição, a oferta das aplicações de reiki pelas docentes da Udesc Oeste ocorre por meio do programa de extensão Saúde e Equilíbrio, coordenado por Kiciosan.

Já o trabalho junto aos policiais foi discutido previamente com o Comando do 2° Batalhão da Polícia Militar e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Udesc.

Na prática

Após aprovação do comitê, a proposta foi apresentada ao efetivo da PM. "Muitos policias militares se voluntariaram para participar da pesquisa e estão recebendo aplicações de Reiki semanalmente", conta Kiciosan.

As aplicações são realizadas por quatro semanas em cada participante, em horários agendados de acordo com as escalas de trabalho dos profissionais. "Acreditamos que o reiki auxiliará a amenizar os efeitos nocivos dos fatores desencadeantes de ansiedade", afirma a professora.

Benefícios

O Ministério da Saúde considera o reiki uma prática integrativa e complementar (PIC). "Dentre seus benefícios, estão o controle da ansiedade, melhora da atenção e diminuição do estresse", diz a coordenadora do estudo.

Kiciosan também destaca que o efetivo da PM foi escolhido por pertencer a uma categoria profissional que está constantemente exposta a situações estressantes.

O reiki é aplicado presencialmente, por meio da imposição das mãos sobre pontos do corpo do paciente. Para desenvolver a pesquisa, a PM cedeu uma sala que foi preparada para aplicar a terapia nos policiais.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página da iniciativa.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Técnica visa diminuir ansiedade e estresse dos policiais
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC