Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

21/10/2020-17h08

Udesc Oeste é parceira de programa de residência profissional em Enfermagem

Turma tem inscrição até 20 de novembro - Foto: Pexels
O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é uma das instituições parceiras do Programa de Residência Multiprofissional de Atenção em Oncologia e Uniprofissional de Enfermagem em Urgência e Emergência, da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF).

O programa abriu inscrições até 20 de novembro no site do Hospital Regional do Oeste (HRO). Acesse o edital e o formulário de inscrição.

A inscrição inclui uma taxa de R$ 200, com pagamento até 20 de novembro. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), podem solicitar isenção da taxa de inscrição até 6 de novembro.

Sobre a residência

O programa consiste em um curso de especialização (pós-graduação lato sensu), caracterizado por ensino em serviço, destinado às profissões da saúde (com exceção da médica).

Para enfermeiros, o edital tem três vagas em cada uma das duas áreas de concentração: Atenção em Oncologia e Enfermagem em Urgência e Emergência. Para a área de Atenção em Oncologia, também há vagas para formados em Psicologia, Nutrição e Farmácia.

As residências ocorrerão na ALVF, em Chapecó, entre março de 2021 a fevereiro de 2023, e serão realizadas em parceria com três instituições de ensino superior da região: além da Udesc Oeste, participam a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A carga é de 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva.

Metodologias ativas

Conforme o edital, as atividades serão trabalhadas preferencialmente com metodologias ativas por meio da Espiral Construtivista, utilizando aprendizagem significativa das situações enfrentadas no cotidiano.

Os campos de práticas serão constituídos por diferentes pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS) que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles: atenção hospitalar, atenção primária, atendimento pré-hospitalar (somente para Uniprofissional) e os núcleos de regulação.

Processo seletivo

As homologações das inscrições serão divulgadas até 23 de novembro e o processo seletivo será realizado em duas etapas: a prova objetiva, aplicada em 1º de dezembro, e a avaliação curricular, com análise de currículo lattes e conferência documental.  

O resultado final será publicado a partir de 18 de dezembro. Para efetuar a matrícula, os aprovados deverão apresentar, entre outros documentos, diploma ou comprovante de conclusão do curso.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no site do HRO.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Programa tem inscrições até 20 de novembro
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC