Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

12/11/2019-17h12

Udesc Oeste lança programa de pesquisa e extensão em saúde nesta quinta, em Chapecó

O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá o lançamento do programa de pesquisa e extensão "Observatório Catarinense de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Oc-Pics)" nesta quinta-feira, 14, às 14h, no Auditório do Departamento de Enfermagem, no Centro de Chapecó.

O evento marcará uma iniciativa pioneira no Estado, com um projeto que pretende concentrar forças na prevenção dentro do atendimento básico de saúde.

"Esse programa é uma parceria com a Assembleia Legislativa, via gabinete do deputado estadual Padre Pedro Baldissera. A Udesc recebeu uma emenda impositiva de R$ 314 mil", explica uma das coordenadoras do observatório, a professora Kiciosan Bernardi Galli, que também coordena o programa de extensão Saúde e Equilíbrio na Udesc Oeste.

Já reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e com linhas de pesquisa em diversas instituições desde a década de 90, as Pics estão presentes em todo mundo e ganham cada vez mais espaço no Brasil. O tratamento é concebido de maneira integral, considerando a saúde mental, física e emocional das pessoas. 

Acupuntura, cromoterapia, medicina tradicional chinesa e plantas medicinais, muito utilizadas em SC, estão, por exemplo, entre as 29 práticas integrativas reconhecidas pelo Ministério da Saúde do Brasil e incentivadas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), de 2006. No Estado, a Lei 17.706/2019 assegura a adoção dessas práticas na rede de atenção básica.

Mapeamento e capacitação

O objetivo do Oc-Pics é mapear municípios do Oeste e do Sul do Estado que já disponibilizam as terapias na rede de atenção básica e garantir a capacitação dos profissionais que trabalham no atendimento dos pacientes.

"O programa oferece aos municípios capacitações em diversas Pics autorizadas pelo SUS, na perspectiva de ampliar a oferta e fomentar a pesquisa nesta área. Já os usuários terão acesso a um mapa interativo informando quais cidades oferecem Pics e quais tipos de terapias estão disponíveis", afirma Kiciosan.

Segundo ela, a proposta coloca Santa Catarina como um destaque nacional em relação ao tema. "Temos uma lei estadual de Pics e vários municípios têm ou estão elaborando suas leis municipais", destaca.

Palestra

O lançamento desta quinta-feira em Chapecó apresentará o observatório, definirá parcerias e montará o cronograma de capacitações e pesquisa na área das Pics. Além da comunidade acadêmica da Udesc Oeste, o evento contará com prefeitos, secretários de saúde e demais profissionais da área.

A programação prevê uma palestra com o líder do Núcleo de Pesquisa em Naturologia e Práticas Integrativas e Complementares do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Daniel Maurício de Oliveira Rodrigues, que também já foi vice-presidente da Associação Brasileira de Naturologia (Abrana) entre 2012 e 2014 e presidente da Sociedade Brasileira de Naturologia (Sbnat) de 2014 a 2017.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo kiciosan.bernardi@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Com informações da assessoria de comunicação do gabinete do deputado Padre Pedro Baldissera
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC