Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

31/03/2022-09h06

Udesc Oeste promove evento regional sobre prevenção quaternária em 7 de abril

Prevenção quaternária busca evitar hipermedicação e sugere alternativas eticamente aceitáveis - Foto: Pexels
Na próxima quinta-feira, 7, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Gerência de Saúde de Chapecó, ligada ao Ministério da Saúde, promoverão o Encontro para reflexão temática: Prevenção Quaternária na Atenção Primária à Saúde.

O evento reunirá coordenadores da Atenção Primária dos 27 municípios que compõem a Região de Saúde Oeste de Santa Catarina.

A prevenção quaternária (P4) é a ação feita para identificar se pessoas estão em risco de supermedicalização. O objetivo é protegê-las de intervenções inapropriadas e sugerir alternativas eticamente aceitáveis. 

Entre as atividades, serão apresentados os resultados de pesquisas feita por professores e estudantes da graduação e do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Udesc Oeste.

Hipermedicalização

As pesquisas estão relacionadas ao projeto "Prevenção quaternária na Atenção Primária: interfaces com as melhores práticas em saúde", coordenado pela professora Carine Vendruscolo, do Departamento de Enfermagem da Udesc Oeste, que originou diversas produções bibliográficas, além de manual e infográficos para profissionais da Atenção Primária.

Acadêmicas de graduação e bolsistas de iniciação científica do projeto de pesquisa, que desenvolveram trabalhos de conclusão de curso (TCCs) vinculados ao macroprojeto, estarão auxiliando na condução das atividades, junto à professora Carine e à mestranda e enfermeira Ediane Bergamin.

De acordo com a coordenadora do projeto de pesquisa, a P4 é um tema emergente na área da saúde. "As equipes da Atenção Primária e especialmente, a enfermagem, têm como atribuição atuar na prevenção e prestar atenção nos indivíduos que correm risco pelo excesso de intervenções, por vezes desnecessárias, e pela hipermedicalização."

Resultados do projeto

Acesse, pelos links abaixo, algumas das produções geradas a partir do projeto de pesquisa:


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Prevenção Quaternária busca evitar hipermedicação e sugerir alternativas eticamente aceitáveis
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC