Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

10/09/2021-16h34

Udesc oferece curso online de Astronomia a professores da educação básica

Curso terá atividades até novembro - Foto: Divulgação
Até a próxima quarta-feira, 15, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estará com inscrições abertas para um curso sobre Astronomia, na modalidade de educação a distância (EAD), voltado a professores dos anos iniciais do ensino fundamental. As vagas são limitadas e serão preenchidas segundo a ordem de inscrição. Acesse o formulário de inscrição

Ligado ao programa de extensão Ciência Viva Udesc Oeste, o curso é ofertado pelos centros de Educação Superior do Oeste (CEO), de Educação a Distância (Cead) e de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Segundo o coordenador do curso, Daniel Iunes Raimann, a ação visa complementar a formação de professores e estudantes de licenciatura em Pedagogia na área específica de Astronomia, necessária para que possam cumprir o estabelecido na Base Nacional Comum Curricular para a educação básica.

A atividade foi elaborada a partir dos resultados da pesquisa "Formação em astronomia de professores e estudantes de licenciatura em pedagogia", bem como da análise da literatura e de documentos oficiais relacionados ao ensino de Astronomia nos anos iniciais.

Cronograma

O curso tem 40 horas de duração, distribuídas ao longo de dez semanas, entre setembro e novembro, e o cursista pode organizar seus horários e realizar as atividades no seu próprio ritmo.

"O ideal é que possa dedicar quatro horas semanais às atividades propostas, que consistem em leitura de textos, videoaulas, fóruns de discussão, questionários, observações e registros do céu", afirma Raimann. As atividades online serão realizadas por meio da plataforma Moodle Udesc.

Abertura

De 17 a 26 de setembro, haverá uma semana de ambientação para que os inscritos conheçam a plataforma e suas ferramentas. As atividades iniciarão de fato em 27 de setembro, quando ocorrerá um encontro síncrono de recepção, com participação do professor Rodolfo Langhi, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, sobre o tema "Particularidades do ensino de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental". O encerramento está previsto para a última semana de novembro.

Somente dois encontros serão síncronos: na abertura e no encerramento do curso. Os dois encontros virtuais, no entanto, serão gravados e estarão disponíveis para consulta posterior.

A equipe de professores do projeto é formada por profissionais da área de Educação em Astronomia que atuam diretamente com ensino da disciplina em diversos contextos e em diferentes instituições do País.

Serão emitidos certificados aos cursistas que realizarem pelo menos 75% das atividades propostas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail espacoastronomia@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Curso terá atividades até novembro
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC