Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

03/02/2023-16h48

Udesc participa de reunião do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de SC

Fórum terá reuniões semestrais - Fotos: Ufsc/Ifsc
O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Dilmar Baretta, e gestores das universidades Federal de Santa Catarina (Ufsc) e Federal da Fronteira Sul (UFFS) e dos institutos federais Catarinense (IFC) e de Santa Catarina (Ifsc) reuniram-se na última quinta-feira, 2, para retomar os trabalhos do Fórum de Reitores de Instituições Públicas de Educação Superior de Santa Catarina.

No encontro, o reitor Baretta sugeriu a articulação entre as instituições para participação em editais de fomento à pesquisa e inovação e propôs a elaboração de uma agenda conjunta de conversas com integrantes do governo estadual e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Ele também propôs que as instituições compartilhassem seus planejamentos estratégicos. “Podemos colaborar mutuamente em questões de expansão e autonomia”, afirmou.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Alfredo Balduíno Santos, também participou da reunião.

Atuação integrada

O reitor da Ufsc, Irineu Manoel de Souza, ressaltou a importância das instituições terem "uma atuação integrada em defesa da universidade pública”. “Quanto mais nós estreitarmos as relações, ficará mais fácil enfrentar os nossos desafios, que são enormes e diários.”

“Nós potencializamos o desenvolvimento das regiões onde estamos inseridos. E isso pode ser ampliado se discutirmos conjuntamente questões estratégicas”, acrescentou a vice-reitora Joana Célia dos Passos. Ela salientou também a importância de se olhar para a atuação das instituições considerando o território catarinense como um todo.

Bem público

O reitor do Ifsc, Maurício Gariba Júnior, enfatizou a pertinência da articulação entre as instituições, em especial após os ataques difamatórios sofridos pelas universidades e institutos federais nos últimos anos. “Precisamos defender as instituições e a educação como bem público.”

O reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, destacou que as instituições têm as suas especificidades dentro do ecossistema de educação, tecnologia e inovação e hoje enfrentam desafios que não estavam postos poucos anos atrás, tal como o preenchimento de vagas. Ele defendeu a busca de interlocução com outras instituições da área de educação do Estado.

A reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, ressaltou a importância de investir os recursos públicos em instituições públicas e destacou a capilaridade alcançada pelos institutos e universidades de Santa Catarina. Ela também propôs envolver nos debates do fórum as pró-reitorias de Ensino, para avaliar o impacto da oferta de cursos semelhantes numa mesma região.

Pautas comuns

Entre as pautas que deverão ser discutidas conjuntamente entre as cinco instituições, estão sistemas de ingresso, permanência estudantil, gestão de pessoas, oferta de cursos e disciplinas, colaboração técnica, mobilidade e busca de emendas parlamentares, entre outros.

O fórum iniciou as atividades em 2013, quando foram encaminhadas ações relacionadas a pautas comuns das instituições de ensino sediadas em SC, mas os trabalhos foram paralisados há cerca de cinco anos. A proposta agora é tornar o Fórum de Reitores uma iniciativa permanente, que vá além das atuais gestões das instituições.

O trabalho será coordenado pela Ufsc e pelo IFC, com a proposta de encontros presenciais semestrais, além de eventuais reuniões online.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
*Com informações das Assessorias de Comunicação do Ifsc e da Ufsc 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Fórum terá encontros semestrais
  • Imagem 37
  • Imagem 38
  • Imagem 39
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC