Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

25/08/2022-16h33

Udesc realiza eventos em comemoração aos 100 anos do artista Meyer Filho a partir do dia 30

 

Imagem: Divulgação.
Com o objetivo de popularizar o legado do artista catarinense Meyer Filho em seu centenário, a Udesc Ceart realizará, a partir da próxima semana, eventos em alusão aos 100 anos do artista. Por meio do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) numa parceria com o Instituto Meyer Filho, será feita uma aula inaugural, uma exposição itinerante na Udesc e um seminário em homenagem ao artista. 

Para dar início às homenagens, na próxima terça-feira (30), às 18h, acontece a aula inaugural "100 anos de Mayer Filho". Com a mediação de Cristina Rosa, a aula será com a professora Sandra Meyer, filha do artista, professora aposentada da Udesc Ceart, do Departamento de Artes Cênicas, e coordenadora do instituto. A aula inagura o projeto da exposição do centenário de Meyer, que acontece a partir do fim de setembro no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), finalizando em janeiro, e na Udesc de forma itinerante, no campus de Florianópolis. 

Contemplado pelo edital Campus de Cultura Udesc, na universidade a mostra rodará os centros de ensino da universidade, de setembro até dezembro deste ano. A exposição levará réplicas das obras do artista em formato de banners. De acordo com Sandra Meyer, o acervo é formado por diversos materiais, como desenhos, manuscritos, pinturas, jornais, fotografias, entre outros. "A exposição da Udesc é um complemento às comemorações do centenário de Meyer Filho, que nasceu em 1919 faleceu em 1991. Ele deixou uma série de documentos que contam não somente a história dele, mas a história do surgimento do movimento de Arte Moderna, em Santa Catarina, considerando que ele começa a atuar como artista nos anos de 1950, e no final dos anos 50 acontecem os grandes salões e ele está sempre envolvido, como integrande do grupo de artistas plásticos de Florianópolis, e tem uma grande atuação no campo da cultura na cidade", conta Sandra.

Sobre a aula inaugural, Sandra explica que falará sobre como é a organização do acervo herdado pela família que gerou a exposição "Arquivos Implacáveis Meyer Filho", nome dado pelo próprio artista que durante cinco décadas fez a seleção dos trabalhos. "Ele colecionou e arquivou uma série de documentos e obras que ele considera importante para contar a sua trajetória, enquanto artista, e  também o seu contexto, de como  que é fazer arte, construir uma carreira artística no ambiente dos anos 50, 60, 70 e 80 da cidade Florianópolis, do Estado e do Brasil", acrescenta.

Seminário
O seminário do projeto, na Udesc, será em três encontros, com palestras virtuais nos dias 1, 8 e 15 de setembro, sempre às 18h30. Os temas serão em torno da arte, da educação e da inclusão. No dia 1º a palestra da professora Luciene Lehmkul, traz o tema "O modernismo em Santa Catarina". No dia 8, a professora Priscila Anversa apresenta "O desafio de propor um material educativo" e no dia 15 é a vez de falar sobre "A Acessibilidade na proposição de materiais educativos, com as professoras Maristela Muller e Cynthia Werner.

"O Meyer Filho é um importante artista catarinense e a proposta foi contribuir com a formação continuada dos educadores das redes de ensino e, também, ampliar a formação cultural da comunidade da Udesc. Ninguém se apaixona pelo que não conhece", afirma Cristina Rosa, coordenadora-geral do projeto na Udesc, sobre a importância do artista e a realização da parceria entre o LIFE Udesc com o Instituto Meyer Filho, para divulgar a história de um dos maiores nomes da cena arstística e cultural catarinense.

Transmissões
A aula e  seminário serão transmitidos pelo do canal do YouTube do Life Udesc. Aos participantes que desejarem certificado de 20h do seminário, é necessária a inscrição prévia pelo formulário online

Informações
Dúvidas sobre os eventos da Udesc podem ser questionadas pelo e-mail: lifeudesc@gmail.com. Em breve a divulgação das comemorações do Instituto estarão disponíveis no site meyerfilho.org.br. Acesse o perfil @institutomeyerfilho no instagram e conheça mais sobre o artista e o trabalho da organização.


Serviço 1
O quê: Aula inaugural cem anos de Meyer Filho;
Quando: terça-feira, 30 de agosto, às 18h;
Onde: no canal do YouTube do Life Udesc;
Quanto: gratuito.

Serviço 2
O quê: Seminário do projeto “Exposição 100 anos de Meyer Filho”;
Quando: 1, 8 e 15 de setembro, toda quinta-feira, às 18h30;
Onde: no canal do YouTube do Life Udesc;
Quanto: gratuito.

Na galeria de imagens confira a divulgação dos eventos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 51
  • Imagem 52
  • Imagem 53
  • Imagem 54
  • Imagem 55
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: faleconosco.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC