Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

09/09/2019-15h42

Udesc realiza seminário para debater creditação da extensão em 18 de setembro

 
Seminário será realizado na Reitoria - Foto: Divulgação
Em 18 de setembro, às 9h, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará a edição inaugural do Seminário de Ensino e de Extensão, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.

O evento é voltado aos diretores das unidades (gerais, de Ensino de Graduação e de Extensão), membros dos núcleos docentes estruturantes (NDEs) e demais docentes e técnicos interessados.  

Iniciativa das pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), o encontro terá como tema a creditação da extensão da universidade estadual. A curricularização da extensão é uma das nove diretrizes da graduação definidas no documento construído coletivamente e publicado neste ano.

A programação inclui uma contextualização das atividades sobre a creditação da extensão na universidade e apresentações, pelos centro de ensino, sobre limites e potencialidades para sua efetivação em cada unidade.

Qualificação

Segundo a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, a creditação da extensão está sendo debatida nas unidades neste semestre. O trabalho segue agenda coletiva de discussão e quer amadurecer o entendimento de como a universidade pode creditar a extensão nos currículos, com o objetivo de qualificar a graduação.

"Há necessidade de expandirmos o debate e nos organizarmos internamente para que nossa graduação possa ser inovada com um diálogo mais próximo às necessidades sociais. A extensão possibilita esta aproximação", afirma a docente.

Neste ano, a Udesc também aprovou a Política de Extensão Universitária e lançou um edital para a área, com inscrições até 16 de outubro, com diversas inovações e valor recorde de R$ 3 milhões.

Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Fábio Napoleão, a creditação da extensão é uma mudança a ser implementada em ambiente interno e externo à instituição, com a valorização da atividade extensionista e a qualificação da área com indicadores de desempenho acadêmico, normativo e administrativo. 

Protagonismo

Napoleão ressalta que a Udesc tem sido protagonista em discussões e fóruns nacionais sobre a área, como no caso da Resolução CNE/MEC 007/2018, que regimenta as diretrizes e a creditação da extensão no ensino superior brasileiro.

"A creditação da extensão deve abrir espaço para um debate mais amplo sobre a matriz curricular e as inúmeras possibilidades de inovação no ensino de graduação, condição necessária para reduzir a evasão e estimular a permanência dos estudantes na universidade, além de estreitar os laços com a sociedade", afirma Napoleão.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Proen, pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129, e com a Proex, pelo e-mail cex.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-7992.

Serviço

O QUÊ: 1º  Seminário de Ensino e de Extensão da Udesc
QUANDO: 18 de setembro, das 9h às 12h.
LOCAL: Plenarinho da Reitoria, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.

Programação

9h - Abertura e breve histórico/contextualização das atividades sobre a creditação da extensão na Udesc
10h - Apresentações, por centro de ensino, sobre limites e potencialidades da creditação em cada unidade
11h - Projeto Pedagógico de Curso e creditação da extensão
11h30 - Debate e encaminhamentos

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Seminário será realizado no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC