Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

12/01/2022-20h58

Udesc reforça orientações aos servidores para enfrentamento da pandemia de Covid-19

Udesc tem comissões de monitoramento que dão apoio à comunidade acadêmica - Foto: Roberto Böell Vaz
A Administração Central da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recomenda, com base em alerta emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (SED) em relação ao aumento de casos de síndrome gripal e da transmissão comunitária da variante Ômicron, que os servidores mantenham e reforcem as medidas de prevenção à Covid-19, como uso de máscara, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social de, no mínimo, um metro, evitando ao máximo aglomerações.

Outra recomendação é a vacinação com a dose de reforço, que pode ser realizada pelos servidores a partir de quatro meses após a segunda dose para os vacinados com as duas doses e a partir de dois meses após a dose única para os imunizados com a vacina da Janssen.

Casos suspeitos ou confirmados de Covid-19

As pessoas da comunidade acadêmica (professores, técnicos, estudantes e funcionários terceirizados) com quadro suspeito ou com confirmação para Covid-19 devem se afastar das atividades presenciais por dez dias, a contar do início dos sintomas ou do último contato com pessoa com diagnóstico positivo.

Para tanto, é fundamental seguir o fluxo de comunicação dos casos proposto pelo Guia de Prevenção e Controle da Covid-19 na Udesc:

  • Servidores (professores e técnicos): devem comunicar à chefia imediata, ao responsável pelo setor de Recursos Humanos (RH) do centro de ensino e à comissão setorial de monitoramento para receber orientações e preencher o formulário eletrônico de notificação de casos.
  • Funcionários terceirizados: devem comunicar à chefia imediata da empresa (preposto). A empresa precisará comunicar ao fiscal de contrato da Udesc que, por sua vez, terá de comunicar à comissão setorial de monitoramento para receber orientações e preencher o formulário eletrônico de notificação de casos.

Ao preencher o formulário eletrônico de notificação de casos, é possível optar pelo acompanhamento médico oferecido pela Udesc, recebendo orientações iniciais sobre os cuidados de saúde e acompanhamento a cada 48 horas por telefone ou WhatsApp.

Nesses casos, os servidores deverão atuar em trabalho remoto, salvo nos casos de apresentação de atestado médico junto ao setor de recursos humanos que comprove o agravamento da doença. A liberação para o retorno às atividades presenciais na universidade será dada somente:

  • se não houver sintomas por 24 horas após os dez dias de isolamento;
  • respeitando o tempo de afastamento determinado no atestado médico, se maior do que dez dias;
  • apresentando laudo médico e/ou com resultado negativo de teste RT-qPCR ou teste rápido para pesquisa de antígeno viral, devendo a coleta ocorrer dentro de um período do quarto ao sétimo dia após o aparecimento dos sintomas.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página da Comissão Central de Monitoramento da Udesc e pelo e-mail comissão.covid19@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 13
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC