Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação Superior do Oeste

Notícia

17/07/2020-20h37

Udesc repassará segunda parcela de recursos do PAP a 119 grupos de pesquisa

Reitor Baretta e presidente Holthausen, da Fapesc, se reuniram nesta sexta, na Udesc - Fotos: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) disponibilizará a segunda parcela de recursos para custeio e capital a 119 grupos de pesquisa contemplados no Edital de Chamada nº 04/2018 - Apoio à Infraestrutura para Grupos de Pesquisa (PAP Externo).

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 17, pelo reitor, Dilmar Baretta, pelo vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho, e pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto, em reunião com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, e o diretor de Ciências, Tecnologia e Inovação, Amauri Bogo.

Realizado em parceria com a Fapesc, o edital disponibilizará o valor de R$ 1,6 milhão na segunda parcela, com recursos da própria universidade, para pesquisas em várias áreas.

Durante a reunião, a gestão da universidade também alinhou novas parcerias com a fundação para o incentivo de pesquisas científicas no ambiente acadêmico. "Foi um encontro muito produtivo, pois conseguimos estreitar ainda mais os laços com a Fapesc, órgão de extrema relevância no contexto científico e de inovação em Santa Catarina", avalia a pró-reitora Letícia.

Incentivo às atividades

Com os valores do PAP Externo, os pesquisadores podem adquirir itens para as atividades, como "estruturação e manutenção de condições laboratoriais (instalação, manutenção e recuperação), material bibliográfico e outros materiais permanentes, material de consumo e despesas acessórias como as de importação".

De acordo com o edital do PAP,  "estruturação e manutenção de condições laboratoriais" são definidas como "a aquisição e manutenção de materiais permanentes e de consumo para laboratórios, dentre os quais acervo bibliográfico, que poderão ou não ser compartilhados entre grupos".

Além disso, é possível usar os recursos, por exemplo, para publicar a produção científica dos pesquisadores da Udesc em periódicos indexados.

Iniciativa pioneira

Essa edição do PAP Externo é a quarta chamada conjunta entre a Udesc e a Fapesc, uma iniciativa pioneira no Brasil. A fundação realiza a análise e a avaliação dos projetos e concede o termo de outorga aos líderes dos grupos de pesquisa da universidade.

Além do PAP Externo, a Udesc tem outros programas de apoio à pesquisa, como:

  • Auxílio à Participação em Eventos (Proeven)
  • Pesquisa Aplicada
  • Auxílio à Internacionalização da Pós-Graduação (Proint-PG)
  • Iniciação à Pesquisa (Pipes)
  • Institucional de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIC&DTI)

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 37
  • Imagem 38
  • Imagem 39
 
ENDEREÇO
Rua Beloni Trombeta Zanin 680E - Bairro Santo Antônio - Chapecó - SC
CEP: 89.815-630
CONTATO
Telefone: (49) 2049-9524
E-mail: comunicacao.ceo@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC