Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

18/10/2021-16h01

Alunos e servidores da Udesc podem assinar documentos digitalmente com ICPEdu

Serviço é oferecido gratuitamente pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) - Arte: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aderiu desde o início de outubro à Infraestutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu), um serviço de certificação digital oferecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que provê infraestrutura para a emissão de certificados digitais e chaves de segurança.

Com isso, estudantes, técnicos universitários e professores poderão assinar documentos vinculados à instituição de forma digital.

A adesão à ICPEdu foi viabilizada pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), que já começou a orientar as coordenações de Estágio e estudantes a utilizarem a assinatura digital em documentos do Portal do Estágio, como o termo de compromisso, por exemplo.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Udesc, Marcos Linhares, a ideia é ampliar o uso da assinatura digital em documentos emitidos pelas secretarias acadêmicas, como o histórico escolar. "Além disso, poderá ser aplicado também a documentos que transitam entre outras universidades que utilizam o ICPEdu, como a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)", explica.

Linhares ressalta que muitos setores da universidade têm utilizado o Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGPE) para assinar documentos e depois materializar para envio a outra pessoa, ou imprimir, assinar e depois digitalizar. "Com o ICPEdu, não é mais necessário fazer isso", afirma.

A RNP disponibilizou um tutorial para orientar os usuários sobre como obter o certificado pessoal para poder assinar digitalmente os documentos. Acesse o tutorial.

Saiba mais sobre o ICPEdu

O certificado pessoal do ICPEdu é uma identidade virtual gratuita e pode ser usado para validar a identificação de usuários em diversos procedimentos digitais, como assinaturas eletrônicas e cifragem de documentos, bem como para fazer login em sistemas eletrônicos específicos.

O certificado pessoal ICPEdu pode ser usado por alunos, professores e técnicos que possuem acesso à Comunidade Acadêmica Federada (Cafe).

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Serviço é oferecido gratuitamente pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC