Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

09/04/2021-14h45

Artigo de aluna da Udesc sobre governança pública é aprovado por revista nacional

 

Beatriz queria deixar uma marca e fazer diferença a partir da pesquisa. Foto: Arq pessoal 
Na última terça-feira, 6, um artigo produzido no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Balneário Camboriú, foi aceito para publicação na Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (RBERU).

Intitulado “Capacidade transformativa e crescimento econômico: Uma análise para os municípios brasileiros”, o artigo é de autoria da aluna Beatriz Vasconcelos Sabino Reis, do curso de Admninistração Pública da unidade, elaborado em conjunto com o professor Adilson Giovanini.

O artigo dentro do tema governança pública desenvolve indicadores específicos para calcular a presença de instituições e capacidade transformativa utilizando análises em 4.359 municípios brasileiros. Veja aqui um resumo do trabalho.

De acordo com a aluna, a pesquisa foi uma experiencia única e desafiadora. “Eu já tinha esse sonho de estudar em uma universidade pública e essa conquista influenciou muito nos meus estudos”, declara Beatriz.

A pesquisa é um fruto do projeto de iniciação científica "Gestão profissional e capacidade municipal de promoção da sustentabilidade fiscal e do crescimento econômico”. 

Os resultados mostram que parte significativa dos municípios possuem baixo desenvolvimento das capacidades transformativas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. “E hoje eu estou satisfeita porque meses depois eu ainda estou sendo reconhecida pelo meu trabalho”, completa Beatriz.

A aluna e autora do artigo também apresentou em vídeo seu trabalho no 30º Seminário de Iniciação Científica da Udesc Balneário Camboriú no ano passado. 

Beatriz diz que a pesquisa influenciou profundamente em sua vida acadêmica e pessoal. “Eu desenvolvi muito em questão de personalidade e persistência e indico para todo mundo que tenha a oportunidade de participar de um projeto e desenvolver um artigo", afirma. 

Sobre a revista

A Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (RBERU) é uma publicação oficial da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) e tem por objetivo publicar trabalhos de alta qualidade e que representam contribuição científica no campo da ciência regional, com ênfase para estudos sobre a realidade brasileira. 

Mais informações podem ser obtidas no site oficial da revista.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Beatriz queria deixar uma marca e fazer diferença a partir da pesquisa
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC