Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

31/03/2020-13h46

Artigo de aluno da Udesc Esag em revista científica de prestígio relaciona política e investimentos

Eduardo Borba é economista graduado pela Udesc Esag e atualmente  mestrando em Administração na universidade - Arquivo pessoal
A Economics Bulletin, uma das mais prestigiadas publicações do mundo na área, acaba de destacar um artigo elaborado por um estudante de graduação em Economia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a partir de um projeto de iniciação científica. Eduardo Henrique de Borba desenvolveu um estudo estatístico relacionando à qualidade das instituições políticas de mais de uma centena de países com a atração de investimento estrangeiro direto.

O artigo “Political environment and attraction of foreign direct investment: an institutionalist approach” teve a pesquisa orientada pela professora Ana Paula Menezes Pereira (co-autora do artigo). O projeto também resultou no trabalho de conclusão do curso de Eduardo na graduação em Ciências Econômicas do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc.

Política e investimento

O estudo examina a relação entre a qualidade dos arranjos institucionais do ambiente político de um país e a atração de investimento estrangeiro direto (IED). “No artigo, criamos um modelo estatístico para ver se o aumento na qualidade dos arranjos institucionais políticos gera um aumento na atração de IED”, explica Eduardo Borba.

O modelo compara dados de 123 países, de 2011 a 2016, obtidos a partir do relatório “The Global Innovation Index (GII) – Human Factor in Innovation”, publicado numa parceria entre a Universidade Cornell (Estados Unidos), Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead) e Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Wipo).

A partir dos dados do relatório, a pesquisa considerou duas variáveis, medidas numa escala de 0 a 100: o ambiente político (grau de independência política do país) e a estabilidade política (probabilidade de o governo ser desestabilizado por meios inconstitucionais).

Os resultados sugerem que a qualidade do arranjo institucional do ambiente político de um país é essencial, como explica Eduardo Borba. “A conclusão que a gente chegou, com base nos dois modelos econométricos, foi a de que quanto melhor a qualidade das instituições políticas, ou seja, quanto mais os países sigam as leis e tudo aquilo que gera um ambiente político saudável, mais investimento estrangeiro direto vai ser atraído para esses países”.

Publicação

A orientadora da pesquisa, professora Ana Paula Menezes Pereira, destaca a qualidade do trabalho científico produzido pelo aluno. “Além do mérito individual e vocação para a pesquisa, pode-se dizer que Eduardo é um exemplo de como a iniciação científica e a dedicação à pesquisa, ainda na graduação, contribui para o desenvolvimento de competências e pode ampliar o interesse pela carreira acadêmica".

De acordo com o chefe do Departamento de Ciências Econômicas da Udesc Esag, professor Adriano do Amarante, a relevância da pesquisa é demonstrada pela aceitação do artigo para publicação na Economics Bulletin. "Trata-se de um periódico de alto impacto no campo da Economia e com Qualis A1 (mais alta classificação de impacto adotada no Brasil)". Para o professor, a publicação revela o potencial dos alunos do curso.

Formado em Ciências Econômicas em 2019, Eduardo Borba segue seus estudos na Udesc Esag, agora no Mestrado Acadêmico em Administração, orientado pelo professor Rafael Tezza.

Leia a íntegra do artigo aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Eduardo Borba, economista graduado na Udesc Esag e mestrando em Administração
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC