Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

10/05/2022-17h43

Auditório da Udesc Joinville lota em Seminário Regional que discutiu sobre trabalho infantil em SC

Legenda:Cento e quarenta pessoas dos 21 municípios da região norte e nordeste de Santa Catarina estiveram presentes ao evento.  Crédito: Divulgação
Cento e quarenta pessoas dos 21 municípios da região norte e nordeste de Santa Catarina estiveram presentes ao evento que teve como tema “Retratos do Trabalho Infantil em Santa Catarina: Articulação e Integração Regional”, que contou com a presença de Luciane Xavier S. de Carvalho, coordenadora dos projetos de combate ao trabalho infantil e aprendizagem profissional do Ministério do Trabalho e Previdência de Santa Catarina. O Seminário Regional aconteceu na Udesc Joinville no dia 5 de maio.

Na abertura do evento foi apresentado o novo coordenador do Programa de extensão Gepes Gradcia, Marcio Metzner.  O Programa Gepes existe desde 2000, e atua na articulação regional dos municípios junto a rede de atendimento, em parceria com os  Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, Secretarias de Assistência Social e de Educação. O GRADCIA, Grupo Regional de Articulação também é parceiro do programa desde sua criação.

O evento contou com a presença de Luiz Carlos Uller, Economista e supervisor Regional do CIEE-SC, que falou sobre o Programa Jovem Aprendiz e Papel do Conselho Municipal de Direitos e Conselho Tutelar e de  Joelson Tibúrcio dos Passos, Pedagogo e Pós-graduado em Políticas Públicas que reforçou a importância da integração das Politicas do Programa Jovem Aprendiz.
No Inicio da Tarde foi apresentado aos Municípios o Papel da Universidade através do Programa de Extensão GEPES, e a importância da participação dos Municípios nas reuniões e nas decisões das formações. 

A Professora Jurema Iara Reis Belli, explicou a importância da mudança de coordenação para o Programa, e garantiu sua permanência como voluntária no projeto institucional.   O GRADCIA, através da Coordenação do Senhor Euclides Luís do Amaral, Junto com Luciane  Lopes Coelho, Priscila Luz, Arlete Catharina , Mara Santos, Joanhi Soares da rocha, explicou a importância do GRADCIA no movimento de articulação Regional.

E no encerramento do evento, Michele Menon, Psicóloga e Pós-graduada em Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar, da Prefeitura Municipal de São João do Itaperiú, falou dos Aspectos Humanos nas Relações Internas e Externas do Conselho Tutelar.

Segundo a professora Jurema Iara Reis Belli o evento foi importante para que todos os conselhos municipais, ampliassem o contato com a rede de atendimento, e conhecessem as parcerias que os municípios tem para atendimento.   "O Seminário trouxe a importância do trabalho em rede para diminuição do trabalho infantil, assim como ratificou o papel da Universidade como formadora e articuladora da rede junto com o GRADCIA. Todos os Municípios foram convidados a integrar as reuniões da rede de atendimento, que ocorre na terceira quinta-feira de cada mês na UDESC", destacou Jurema.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC