Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

20/09/2021-15h30

Dicionário da cultura brasileira com verbete criado na Udesc será lançado nesta terça

 

Obra será lançada nesta terça - Arte: Divulgação
Nesta terça-feira, 21, às 18h, o professor Norberto Dallabrida, do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participa da live de lançamento do "Dicionário dos Antis: A Cultura Brasileira em Negativo".

Gratuito e sem necessidade de inscrição, o evento será trasmitido pela TVUFS, canal da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no YouTube. O encontro virtual contará com a presença dos autores para conversa sobre o livro.

A obra inclui o verbete (ou entrada) "Antiescolanovismo", escrito pelo docente com a mestranda em Educação Fernanda Gomes Vieira, do Centro de Ciências da Educação e Humana (Faed). Segundo Dallabrida, o Antiescolanovismo é o movimento contrário ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932.

O livro foi organizado pelos historiadores Luiz Eduardo Oliveira, da UFS, e José Eduardo Franco, da Universidade Aberta de Lisboa, em Portugal. "Pesquisadores e especialistas de vários campos do saber juntaram seus conhecimentos no livro", afirma Dallabrida.

A publicação reúne 133 verbetes e 131 estudiosos de História, Direito, Literatura, Educação, Antropologia, Sociologia, Teologia, Filosofia, Ciências Médicas e Estudos Culturais, entre outras áreas.

A sinopse da editora descreve a obra como "resultado da observação crítica dos discursos de oposição, de conspiração, de negação, de combate ao outro que pensa, age, crê e vive diferente de nós que tem alimentado o campo da cultura em negativo".

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no site da editora.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Obra será lançada nesta terça
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC