O egresso do mestrado em Administração do
Centro de Ciências Econômicas e da Administração (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), André Brito Salustiano, é um dos vencedores do Prêmio Catarinense de Inovação da
Fapesc, na categoria Mestre(a) ou Doutor(a) Inovador(a). Ele levou o segundo lugar da distinção, entregue dia 15, com o trabalho intitulado “Planejamento Municipal Orientado por Dados: Aplicação de Geotecnologias para Otimização de Recursos Públicos em Infraestrutura Viária e Saneamento”.
A proposta apresentou o uso integrado de geotecnologias e dados públicos abertos para otimizar o planejamento urbano e reduzir o desperdício de recursos públicos em obras de infraestrutura, especialmente nas áreas de pavimentação e saneamento.
“Se foi certificado pela Fapesc como uma proposta inovadora, temos de aproveitar esse esforço. Foi validado por pares que não conheciam o projeto e o processo. Não sei se teria outra instituição no estado para fazer essa certificação, então é valioso demais esse reconhecimento”, comemora o estudante.
Orientado pelo professor Paulo Roberto da Cunha, o estudo ficou disponível na biblioteca da universidade e utilizou dados abertos do município de Porto Belo (SC) para a elaboração de diagnósticos detalhados das vias urbanas. Ao todo, foram mapeados 250 quilômetros de ruas, dos quais 111 quilômetros ainda não eram pavimentados. A análise permitiu identificar trechos prioritários para a implantação da rede de esgoto antes da pavimentação, o que representou uma economia potencial de aproximadamente R$ 6 milhões apenas no município.
“A geotecnologia agilizou a visão do panorama do município, permitindo validar o que estava ou não pavimentado. Isso evitou retrabalho e desperdício com repavimentações desnecessárias”, explicou Salustiano.
Segundo o autor, o diagnóstico considerou variáveis como tipo de via, extensão e nível de responsabilidade (municipal, estadual ou federal), possibilitando uma análise integrada para apoiar a tomada de decisão na gestão pública.
Aplicabilidade prática
A proposta ganhou destaque pela aplicabilidade prática e pela possibilidade de replicação em diferentes escalas. Em Porto Belo, o projeto chegou a inspirar um projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores, com apoio da prefeitura.
“O problema trazido pelo aluno partiu de uma vivência real do seu dia a dia. É uma questão de contexto abrangente, pois envolve diretamente a sociedade quando se trata de saneamento básico e pavimentação. Além disso, o prazo legal para a universalização dos serviços de esgoto reforçou a relevância do tema”, avaliou o professor orientador Paulo Cunha.
André Salustiano atua como gerente de Governo Digital na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) além de servidor efetivo da Udesc Balneário Camboriú. Para ele, o reconhecimento reforçou a importância de aplicar a pesquisa acadêmica à gestão pública.
“Fiquei lisonjeado, pois foi o reconhecimento de um trabalho que aliou inovação, gestão e impacto social. A possibilidade de replicação e a visibilidade do projeto foram entusiasmantes”, destacou.
O estudo também dialogou com o novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), que estabeleceu a meta de que, até 2033, 90% da população brasileira tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto. Em Santa Catarina, apenas 33,97% da população possuía cobertura adequada, segundo dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC).
“O saneamento fica debaixo da terra e, por isso, muitas vezes não é valorizado por gestores públicos. O projeto trouxe ferramentas para mudar essa lógica, mostrando com clareza onde e como agir com mais eficiência”, afirmou Salustiano.
A expectativa do autor era de que o modelo desenvolvido servisse como referência para outros municípios catarinenses e pudesse futuramente ser incorporado a políticas públicas em âmbito estadual ou nacional.
Sobre o Prêmio
O Governo do Estado, por meio da Fapesc, entregou no dia 15 o Prêmio Catarinense de Inovação Professor Caspar Erich Stemmer, que reconheceu 22 destaques do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, distribuídos em oito categorias.
Segundo o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, a premiação reconheceu iniciativas de destaque e abriu oportunidades para que novas ideias avançassem em seus projetos. Os vencedores das categorias principais passaram a ter acesso a um edital de fomento exclusivo, com recursos de até R$ 100 mil por projeto, destinados ao fortalecimento das iniciativas premiadas.
Vencedores do Prêmio Inovação Catarinense
Agente de Inovação
1º Leandro Piazza dos Santos – 49 Educação Ltda – Florianópolis
2º Jacques Mick – UFSC – Florianópolis
3º Alexandre Gonçalves Dal Bó – DW Consultoria & Soluções em Química Ltda – Forquilhinha
Pesquisador(a) Inovador(a)
1º Dachamir Hotza – UFSC – Florianópolis
2º Oscar Rubem Klegues Montedo – Unesc – Criciúma
3º Flares Baratto Filho – FURJ – Joinville
Mestre(a) ou Doutor(a) Inovador(a)
1º Bianka Cappucci Frisoni – Univali – Balneário Camboriú
2º André Brito Salustiano – Udesc – Florianópolis
Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) Inovadora
1º Fernando Luiz Zancan – Satc – Criciúma
2º Vincenzo Francesco Mastrogiacomo – Unochapecó – Chapecó
3º Valdir Cechinel Filho – Univalli – Itajaí
Inovação em Produto
1º Rubens Marschalek – Epagri – Itajaí
2º Alexandre Bach Trevisan – Casan – Florianópolis
3º Angela Malheiros – Emulsicare Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda – Itajaí
Inovação em Processos de Negócio
1º Rafael Celuppi – Kemia Tratamento de Efluentes Ltda – Chapecó
2º Dylan Thomas Amandio – Apidae Consultoria Técnica Ltda – São José
Inovação de Impacto Socioambiental
1º Gustavo Francisco Zenaro – Gustavo Francisco Zenaro – MyVos – Joaçaba
2º Tatiane dos Santos Leal – Fundação Inoversasul – Tubarão
3º Maitê Sant’ana Vieira – Sanapp – Gestão Inteligente de Ativos de Saneamento Ltda – Florianópolis
Mulher Inovadora Catarinense
1º Flávia Vanelli – Indústria e Prestadora de Serviços Ratorói – Jaraguá do Sul
2º Patricia Zigoski Uchoa – Nório Nanotecnologia Ltda – Joinville
3º Luciana Flor Correa Felipe – Luciana Flor Correa Felipe – Tubarão
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br