Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

22/05/2019-14h27

Estudantes da Udesc Esag conhecem experiência que une empreendedorismo e gestão pública

Gabriela Tamura falou aos estudantes sobre a experiência do WeGov  - Foto: Luiza Pereira/Ascom/Udesc Esag
O Dia Acadêmico de Administração Pública foi realizado nesta terça-feira, 21, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com o tema "Inovações e perspectivas de futuro na Administração Pública”. As atividades voltadas aos estudantes do curso de graduação na área trataram de assuntos como diversidade cultural e saúde mental nas organizações, uso de novas tecnologias na segurança pública e mulheres na política.

Uma das palestrantes foi Gabriela Tamura, ex-aluna da Udesc Esag e hoje empresária. Ela apresentou a trajetória da empresa WeGov, fundada por ela e o marido, André Tamura, em 2012. A WeGov procura disseminar uma cultura de inovação no setor público. A empresa promove formação de servidores  a partir da organização de eventos, cursos e oficinas.

Empreendedorismo

Gabriela comentou que o ato de imaginar gestão pública e empreendedorismo juntos já é, por si só, inovador. “Eu vi nesse curso (de Administração Pública) a oportunidade de inventar uma profissão, e foi o que de fato eu fiz”. Ela explica que a ineficiência vem da inabilidade de impor mudanças na resolução de problemas e que, no setor público, é insuficiente tentar “pensar fora da caixa”: “A gente precisa mudar essa caixa, ela não pode ser mais desse jeito”.

Ao longo dos anos, a WeGov iniciou diversos projetos de ensino e preparação, como o HubGov, em que times de diferentes setores instituições desenvolvem uma proposta de solução para um problema ou desafio, e o 101 Dias de Inovação no Setor Público, que consistiu em disponibilizar conteúdos online sobre inovação durante os 101 primeiros dias de 2019. 

Programação

Além da experiência do WeGov, os estudantes de Administração Pública da Udesc Esag tiveram palestras sobre diversidade étnica e cultural nas organizações, saúde mental nas organizações, novas tecnologias na segurança pública, lei geral de proteção de dados e a vida depois da graduação.

Também participaram de painéis e debates sobre a reforma curricular do curso, conversas com egressos, mulheres na política e a roda das minas. A programação incluiu ainda um minicurso da ferramenta Trello e atrações culturais.

O Dia Acadêmico de Administração Pública da Udesc Esag é uma organização conjunta do Departamento de Administração Pública e do Centro Acadêmico Cinco de Julho (Cacij) – entidade de representação estudantil dos alunos do curso.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Gabriela Tamura apresenta aos alunos a experiência do WeGov
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC