Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação do Planalto Norte

Notícia

26/11/2021-16h36

Estúdio Apotheke da Udesc realiza live de lançamento de livro sobre Cézzane

Evento acontecerá terça-feira ao vivo pelo YouTube, com a participação do autor e convidados

Imagem: Divulgação.
O grupo de estudos Estúdio de Pintura Apotheke, programa de extensão do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove na próxima terça-feira, 30 de novembro, às 19h, uma live de lançamento da segunda edição do livro “O Cromatismo Cezanneano”, do artista, pintor e professor José Maria Dias da Cruz.

O evento é realizado em parceria com a editora Enunciado Publicações e será transmitido pelo canal do YouTube do Estúdio Apotheke. O lançamento acontecerá por meio de conversas com o autor, e terá a participação dos professores Jociele Lamperte e Fábio Wosniak como mediadores, e as convidadas, professoras Sandra Makowiecky, da Udesc Ceart e Ana Lúcia Beck, da Faculdade de Ares Visuaais da Universidade de Goiás (FAV/UFG). 

No livro, José Maria desenvolve um estudo sobre cores, a partir de apontamentos do pintor Paul Cézzane. Repensa o rompimento de tom, interpreta o “serpenteamento vinciano” e descarta o círculo cromático iluminista. “Eu percebo sua tentativa de explicar em termos metodológicos e epistemológicos não apenas sua pintura, mas como se dá essa transmissão de conhecimento em arte, através dos fundamentos da linguagem visual do estudo de cores e do espaço”, aponta Sandra Makowiecky, que é autora do prefácio.

Sobre o autor
José Maria Dias da Cruz nasceu no Rio de Janeiro, em 1935. Pintor desde os 11 anos, já no início de sua carreira tem contato com artistas como Iberê Camargo, Milton Dacosta e José Pancetti. Aos 21 anos, estudou com Emílio Pettoruti em Paris. Em 1958, aos 23 anos, retorna ao Brasil, onde conhece as obras de Braque, Andre Lhote, De la Palette a l’ecritoire, e passa a se interessar por Poussin e Cézanne. Durante o seu percurso acadêmico desenvolveu uma teoria das cores e descobriu o cinza sempiterno.

Links disponíveis
Sobre o livro: https://enunciado.com.br/blog/
Adquira o exemplar por meio do site da editora.

Serviço:
O quê: Lançamento do livro "O cromatismo Cezanneano";
Quando: 30 de novembro, às 19h;
Onde: canal do YouTube do Estúdio Apotheke;
Informações: pelo e-mail revistaapotheke@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Luiz Fernando Hastreiter, 180 - Centenário - São Bento do Sul-SC
CEP: 89.283-081
CONTATO
Telefone: (47) 3647-0074
E-mail: comunicacao.ceplan@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC